O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO E O ENSINO DE FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA CEGA
SPECIALIZED PEDAGOGICAL SERVICE AND TEACHING PHYSICS: AN INVESTIGATION ABOUT THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF A BLIND STUDENT
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172018200102%20Palavras-chave:
Ensino de Física; Deficiência visual; Inclusão.Resumo
O artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem de Física de uma aluna cega matriculada no Ensino Médio e que frequentava as salas de aula regular e de recursos. Buscou-se compreender como têm se configurado as práticas pedagógicas adotadas pelas professoras de Física e da sala de recursos, a articulação entre essas profissionais e algumas das dificuldades encontradas por elas e pela aluna nesse processo. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados à luz da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados indicam a ausência de parcerias entre as referidas professoras e um deslocamento da aprendizagem dos conteúdos de Física, que deveria se dar na sala de aula regular, para a sala de recursos.
This article discusses the teaching and learning Physics process of a blind student enrolled in High School that attended both regular classroom and resource room. It was sought to understand how the pedagogical practices adopted by the Physics teacher and by the resource room’s teacher, the articulation between these professionals and some of the difficulties encountered by them and the student in this process are characterized. Observations and semi-structured interviews were conducted. The data was analyzed under the light of discourse analysis’s French method. The results indicate the absence of partnership between the referred teachers and a displacement of learning Physics content, that should happen in regular classroom, to the resource room.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. [ Links ]
AZEVEDO, S. S. M.; SCHRAMM, D. U. S.; SOUZA, M. O. O Ensino de Física e a Educação Inclusiva nas publicações: a educação do aluno com deficiência visual. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, XXI. Uberlândia, MG, jan. 2015. Atas... Uberlândia, 2015. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0055-1.pdf . Acesso em: 08 out. 2015. [ Links ]
BARBOSA-LIMA, M. C. A.; MACHADO, M. A. D. As representações sociais dos licenciandos de Física referentes à inclusão de deficientes visuais. Rev. Ensaio, v. 13, n. 3, p. 119-131, 2011. [ Links ]
BASSO, S. P. S. Cursos de licenciatura na área de ciências: a temática inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 131f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - UNESP, Bauru, 2015. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução CNE/CP2, de 01 de julho de 2015, Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Diário Oficial da União, 02 de julho de 2015. [ Links ]
BRASIL. Casa Civil. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Brasília: Diário Oficial da União, 17 de nov, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm . Acesso em: 08 mar. 2014. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB/n.4, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de out., 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/Decreto/D6571.htm . Acesso em: 03 abr. 2015. [ Links ]
BRASIL. Ministério da Educação. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2006. [ Links ]
CAMARGO, E. P. Inclusão, multissensorialidade, percepção e linguagem. In: CAMARGO, E. P. Inclusão e necessidade educacional especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 23-47, 2016a.[Links]
CAMARGO, E. P. Uma disciplina de formação de professores de Física sob as bases teóricas da multissensorialidade: possibilidades para a inclusão de alunos com deficiência visual. In: CAMARGO, E. P. Ensino de ciências e inclusão escolar: investigações sobre o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos. Curitiba: CRV, p. 33-53, 2016b. [ Links ]
CAMARGO, E. P. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora UNESP, 2012. [ Links ]
CAMARGO, E. P. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica. Ciênc. educ. (Bauru). Bauru, v. 16, n. 1, p. 259-275, 2010. [ Links ]
CAMARGO, E. P. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas. [ Links ]
CAMARGO, E. P.; NARDI, R. Um estudo sobre a formação do professor de Física no contexto das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência visual. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, X. Londrina, PR, 2006. Atas... CD-Rom, Londrina, Sociedade Brasileira de Física, 2006. [ Links ]
CAMARGO, E. P.; NARDI, R.; VERASZTO, E. V. A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo ,v. 30, n. 3, p. 3401.1-3401.13,set.,2008. [ Links ]
CAMARGO, E. P.; SCALVI, L. V. A.; BRAGA, T. M. S. Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total. Cad. Cat. Ens. Fís, v. 17, n. 3: p. 307-327, dez., 2000. [ Links ]
CAMARGO, S.; NARDI, R.; RUBO, E. A. A. Demandas de professores de Física em exercício no Ensino Médio: subsídios para um processo de reestruturação de um curso de licenciatura. Rev. Bras. Pesq. Educ. em Ciênc. v.14, n.3, p.13-40, 2014. [ Links ]
CASSIARI, E. R. Uma reflexão a respeito de potencialidades e fragilidades na implantação do material da Proposta Curricular do estado de São Paulo 2008. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. [ Links ]
DICKMAN, A. G. et al. Adapting diagrams from physics textbooks: a way to improve the autonomy of blind students. Physics Education, v. 49, n. 5, p. 526-531, 2014. [ Links ]
GASPAR, A. A teoria de Vigotski: um novo e fértil referencial para o ensino de Ciências. 2007, 191p. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP, Guaratinguetá, 2007. [ Links ]
LIPPE, E. M. O. Ensino de Ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de Ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. 2010. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - UNESP, Bauru, 2010. [ Links ]
LIRA, M. C. F.; SCHLINDWEIN, L. M. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Cad. Cedes, v. 28, n. 75, p. 171-190, 2008. [ Links ]
MELO, E. S. Ações colaborativas em contexto escolar: desafios e possibilidades do ensino de Química para alunos com deficiência visual. 2013. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - UFSCar, São Carlos, 2013. [ Links ]
MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Rev. Educ. Espec, v.24, n.40, p.219-232, 2011. [ Links ]
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 4ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2002. [ Links ]
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 1975. [ Links ]
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil - Repercussões no Campo Educacional. 2010, 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2010. [ Links ]
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Resolução SE n. 61 de 11 de nov. de 2014. Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino. 2014. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/61_14.HTM?Time=09/07/2015%2013:44:19. Acesso em: 10 abr.. [ Links ]
SÃO PAULO. Secretaria da Educação, Resolução SE n. 8 de 19 de jan. de 2012. Dispõe sobre a carga horária dos docentes da rede estadual de ensino, 2012. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/08_12.HTM?Time=26/07/2015%2018:40:03. Acesso em: 15 jul. 2015. [ Links ]
SÃO PAULO. Governador do Estado de São Paulo. Lei Complementar Nº 836, de 30 de dezembro de 1997. Institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação e dá outras providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 1997.[Links]
SILVA, M. R.; CAMARGO, E. P. A análise de uma transcrição tinta-braille e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de Física de alunos usuários do sistema braille. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, XXII. São Carlos, SP, 2017. Anais... . São Carlos, 2017. p. 1-8. Disponível em: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0407-1.pdf. Acesso em: 07 nov. 2017. [ Links ]
SILVA, M. R.; CAMARGO, E. P. Ensino de Física para alunos com deficiência visual: tendências de teses e dissertações no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, VII. São Carlos, SP, 2016. Anais... - SP: Galoá, 2016, p. 1-15. Disponível em: https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/ensino-de-fisica-para-alunos-com-deficiencia-visual-tendencias-de-teses-e-dissertacoes-no-brasil. Acesso em: 07 nov. 2017. [ Links ]
TATO, A. L.; BARBOSA-LIMA, M. C. A. Escrita matemática para alunos usuários do braille: análise do Colégio Pedro II. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII. Florianópolis, SC, 2009. Anais... Florianópolis, 2009, p.1-9. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1497.pdf. Acesso em: 4 jul. 2015. [ Links ]
TATO, A. L.; BARBOSA-LIMA, M. C. A. Material de equacionamento tátil para portadores de deficiência visual. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VI. Florianópolis, SC, 2007. Anais... CD-Rom, Florianópolis, 2007. [ Links ]
VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, v.37, n.4, p. 861-870, dez, 2011.[Links]
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [ Links ]
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. bras. Estud. pedagog, v. 95, n. 239, p. 139-151, 2014. [ Links ]
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas V: Problemas especiales da defectologia. Madrid: Visor, 1997 [ Links ]
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes , 1991.[Links]