SITUAÇÃO DE ESTUDO: O QUE VEM SENDO PUBLICADO EM EVENTOS E PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS?

THE STUDY SITUATION: WHAT HAS BEEN PUBLISHED IN EVENTS AND JOURNALS ON THE SCIENCE TEACHING FIELD?

Autores

  • Lorena Brito Góes Vieira Faculdade Regional Brasileira, Unidade Regional Brasileira (UNIRB)
  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • Otavio Aloisio Maldaner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Elisa Prestes Massena Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) https://orcid.org/0000-0002-7670-0201

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200101%20

Palavras-chave:

Situação de Estudo; Ensino de Ciências; Formação de professores.

Resumo

No âmbito do ensino de Ciências, a Situação de Estudo (SE) apresenta-se como proposição curricular, construída em parceria e no interior da tríade formada pelo docente universitário, o professor da escola e o licenciando. Por esses sujeitos, são elaboradas atividades estruturadas de forma contextualizada e interdisciplinar, priorizando a significação dos conceitos científicos com vistas a um novo entendimento, de maior generalidade, do contexto em estudo. Neste texto, apresenta-se um levantamento bibliográfico, do período de 2000 a 2015, tendo como fonte de dados 57 trabalhos sobre a SE e que estão publicados nos principais eventos e periódicos da área de ensino de Ciências. Os textos publicados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e constatou-se a implementação de SEs, em espaços de interação coletiva formados pelos sujeitos envolvidos na composição triádica, bem como o uso da SE como proposta de inovação curricular. Os resultados apontam para a SE como uma possibilidade para se pensara reconfiguração curricular das Ciências da Natureza segundo recomendações de documentos oficiais e de pesquisas educacionais e, por conseguinte, uma via para se repensar a formação de professores.

In Science teaching field, the Study Situation (SS) presents itself as a curriculum proposal, built in partnership and within the triad formed by the university professor, the school teacher and the pre-service teacher. Collaboratively, these individuals are in charge for developing contextualized and interdisciplinary structured activities, prioritizing scientific concepts’ meanings and aiming to a new generalist understanding of the studied context. This paper presents a bibliographical survey from 2000 to 2015, having as data source 57 studies about SS that were published in main events and magazines in Science teaching field. The published texts were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA) and it was verified the implementation of SSs in collective interaction spaces formed by the people composing the triad, as well as the use of SS as a proposal for curricular innovation. The results point to the SS as a possibility to think about the Natural Sciences curricular reconfiguration according to recommendations of official documents and educational researches and, therefore, a way to rethink teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUTH, M. A.; MALDANER, O. A.; WUNDER, D. A. Situação de Estudo na área de Ciências do Ensino Médio: rompendo fronteiras disciplinares. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. Unijuí, p. 304, 2006. [ Links ]

BOFF, E. T. O.; ARAUJO, M. C. P. A significação do conceito Energia no contexto da Situação de Estudo Alimentos: produção e sistemas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, p. 145-164, 2011.[Links]

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez. 1992. [ Links ]

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E. F.; e SCOTT, P. Construindo o conhecimento cientifico em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. [ Links ]

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. de. Ensino Experimental de Química: Uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v.32, p. 101-106, 2010. [ Links ]

FRANCISCO, C. A; QUEIROZ, S. L. A produção sobre o ensino de Química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química: uma revisão. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100-2110, 2008. [ Links ]

FREITAS FILHO, J. R. Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.2, p. 66-75, 2010. [ Links ]

FRISON, M. D. et al. Conhecendo o Câncer, um caminho para a vida: uma Situação de Estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano escolar. In: GALIAZZI, M. C.; AUTH, M.; MORAES, R.; MANCUSO, R. (org.).Construção curricular em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí, Ed. Unijuí, p. 337-355, 2007. [ Links ]

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola,v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. [ Links ]

HALMENSCHLAGER, K. R.; SOUZA, C. A. Abordagem temática: uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.2, p. 367-384, 2012. [ Links ]

HALMENSCHLAGER, K. R; STUANI, G. M; SOUZA, C. A. A Situação de Estudo e a investigação temática como possibilidades de formação continuada. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009, Florianópolis. Anais...Florianópolis, p. 1-12, 2009. [ Links ]

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U, 1986. [ Links ]

MACHADO, A. R.; ZANON, L. B.; SANGIOGO, F. A. Problematização na Produção da Situação de Estudo “Aquecimento Global” numa Escola de Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas, p. 1-11, 2011. [ Links ]

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2000. [ Links ]

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização de ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. Espaços da Escola. n. 41, p.45-60, 2001. [ Links ]

MALDANER, O. A Situações de estudo no ensino médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007, p. 239-254. [ Links ]

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.; BAZZAN, A. C.; DRIEMEYER, P. R.; PRADO, M. C.; LAUXEN, M. T. C. Currículo contextualizado na área de Ciências da natureza e suas tecnologias: a Situação de Estudo. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (org.) Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí , 2007, p. 109-138. [ Links ]

MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, 1998.[Links]

MEGID NETO, J. O que sabemos sobre a pesquisa em ensino de ciências no nível fundamental: tendências de teses e dissertações defendidas entre 1972 e 1995. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Anais... Valinhos, p. 1-13, 1999. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.[Links]

OLIVEIRA, A. J. de; FERNANDES, F. G.; SIQUEIRA, M.; MASSENA, E. P. A Situação de Estudo no processo formativo de licenciandos em Química: algumas contribuições. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, p. 1-8, 2015. [ Links ]

PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências naturais. In: GALIAZZI, M. C. et al.(org.) Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí , p. 408, 2007. [ Links ]

PEREIRA, J. R.; MALDANER, O. A. Situação de Estudo: Proposta pedagógica que se aproxima de expectativas do novo ENEM. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 2010, Brasília. Anais... Brasília, p. 1-11, 2010.[Links]

PIMENTA, S. S.; VIEIRA, L. B. G.; MASSENA, E. P. Contribuições da Situação de Estudo ao processo formativo de futuro professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, p. 1-8, 2015. [ Links ]

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Revista Ensaio, v. 13, n. 2, p. 13-30, 2011. [ Links ]

SILVA, J. L. da; SILVA, D. A. da; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; LEAL, P. G.; E FILHO, B.; FIORUCCI, A. R. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química do Ensino Médio para abordagem histórica e contextualizada do tema Vidros. Química Nova na Escola, v. 34, p. 189-200, 2012. [ Links ]

SILVA, R. M. G.; FERREIRA, T.; Formação inicial de professores de química: identificando as necessidades formativas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2007, Uberlândia. Anais... Uberlândia, 2007. [ Links ]

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: Jogos e atividades lúdicas aplicados ao Ensino de Química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, São Carlos: UFSCar.[Links]

TEIXEIRA, D. M.; FERNANDES, G. W. R.; MASSENA, E. P. Análise das principais tendências em trabalhos no Ensino Ciências sobre a Situação de Estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, Águas de Lindóia. Anais...Águas de Lindóia,. p. 1-8, 2013.[Links]

TEXEIRA, D. M.; PINTO, J. G. R.; RODRIGUES, L. L.; SANTOS, I. M. dos; BOFF, E. T. de O.; PANSERA-DE ARAÚJO, M. C.; MASSENA, E. P. Situação de Estudo em Curso Técnico: buscando alternativas para a iniciação à docência na interação interinstitucional. Revista Química Nova na escola, v. 36, n. 1, p. 51-60, 2014. [ Links ]

VIEIRA, L. B. G. Situação de Estudo: compreensões de formadores de professores do ensino de Ciências. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.[Links]

VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]

WATANABE-CARAMELLO, G.; STRIEDER, R. B.; GEHLEN, S. T. Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n.1, p. 205-222, 2012. [ Links ]

Downloads

Publicado

2018-04-16 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS