RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
RELATIONSHIPS TO KNOWLEDGE IN THE PRODUCTION OF SCIENTIFIC DOCUMENTARIES IN BIOLOGY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172018200108%20Palavras-chave:
Análise de Discurso; Autoria; Ensino de Biologia.Resumo
Busca-se compreender a “Relação com o Saber” na produção de documentários científicos, por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Analisa-se aqui o documentário “Anomalias cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down” visando à mobilização dos alunos: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo e com os outros. Para isso faz-se uma aproximação entre os referenciais da Análise de Discurso e a Relação com o Saber. Por meio da imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber), observa-se tal harmonia no percurso de produção, possibilitando correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos produzidos.
he purpose of this research is to understand the “Relationship to Knowledge” in the production of scientific documentaries made by high school students in biology class. It is analyzed the documentary “Chromosomal abnormalities: a look at the Down Syndrome” aiming the mobilization of students: their particular relationship to knowledge, to science, to the world, to themselves and to others. For this reason, it is made an approach between the references of Discourse Analysis and Relationship to Knowledge. Through the image of a cube, an array with the x axis (interdiscourse), y (intradiscourse) and z (relationship to knowledge), it is observed such harmony in the production route, that enables to correlate discursive memory, relationship to knowledge and produced meaning.
Downloads
Referências
ANOMALIAS ANOMALIAS cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vFiyj_jQzDk. Acesso em: 20 abr. 2017 2017. [ Links ]
CAZÓN, Heron O.A. As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia. Dissertação - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, 2016. [ Links ]
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 288 p. Coleção docência em formação: saberes pedagógicos. 2013. [ Links ]
CHARLOT, B. Os jovens e o saber: Perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2012. [ Links ]
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10ª ed.Campinas: Pontes, 2012. [ Links ]
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 8ª ed., São Paulo: Cortez, 2008. [ Links ]
RAMOS, F. P. Mas afinal... o que é mesmo um documentário? São Paulo: Senac São Paulo, 2ª ed., 2013. [ Links ]
REZENDE, L. A. Microfísica do documentário: ensaio sobre criação e ontologia do documentário. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013. [ Links ]