PARA QUE ENSINAR CIÊNCIA NO SÉCULO XXI? - REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DE FEYERABEND E DO ENSINO SUBVERSIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

WHY TEACH SCIENCE IN THE 21ST CENTURY? - REFLECTIONS FROM FEYERABEND’S PHILOSOPHY AND SUBVERSIVE EDUCATION FOR CRITICAL MEANINGFUL LEARNING

Autores

  • Felipe Damasio Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0002-1113-4704

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200114%20

Palavras-chave:

Ensino subversivo; Aprendizagem significativa crítica; Paul Feyerabend; História da ciência.

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada por mudanças drásticas e rápidas, e assim uma educação pautada em transmitir verdade, certezas, dicotomias, entidades isoladas vem perdendo o sentido. A escola poderá ser mais útil se preparar os alunos para não serem subjugados aos poderes dominantes presentes na sociedade em que vivemos. Em especial, a educação em ciências pode ter um papel importante nesta nova forma de ver a educação. Este trabalho relata uma pesquisa de caráter teórico e empírico que procurou explorar como as obras de Neil Postman, Paul Feyerabend e Marco Antonio Moreira podem contribuir para evidenciar como a educação científica pode ser útil no século XXI. A articulação desses referenciais para uma educação científica por meio de história da ciência tem o objetivo de formar pessoas questionadoras, flexíveis, criativas, inovadoras, tolerantes e progressistas; que segundo Postman e Moreira, são as que menos se subjugam aos poderes constituídos na sociedade contemporânea.

Contemporary society is marked by drastic and rapid changes, where an education based on truth is losing its meaning. The school may be more useful if it prepares students so they will not be subjugated to the society in which we live. In particular, science education can play an important role in this new way of seeing education. This paper reports a research of theoretical and empirical nature that sought to explore how the works of Neil Postman, Paul Feyerabend and Marco Antonio Moreira can contribute to how scientific education can be useful in the 21st century. The articulation of these references to a scientific education through the history of science aims to train people who are inquisitive, flexible, creative, innovative, tolerant and progressive; which, according to Postman and Moreira, are the ones that least subjugate to contemporary society.

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Publicado

2018-05-21 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS