REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

DISCURSIVE REPRESENTATIONS OF EXPERIMENTATION FROM MASTERS STUDENTS IN SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Maria Cristina do Amaral Moreira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Francine Pinhão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172018200112%20

Palavras-chave:

Experimentação; Atores sociais; Representações discursivas; Análise crítica do discurso.

Resumo

Neste artigo, investigamos como mestrandos em curso de pós-graduação em ensino de ciências representam discursivamente a experimentação no ensino. Para tanto, analisamos dois elementos desta prática social: os atores sociais e as suas ações relacionadas à experimentação nas modalidades institucionalizadas. Para isso, utilizamos o aporte teórico-metodológico dos estudos da análise crítica do discurso. Como resultado, identificamos a recorrência de nominalização do termo experimento/experimentação e, por consequência, o apagamento do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem, como também do estudante. Concluímos que as escolhas discursivas presentes nos enunciados apontam para a existência de limites na construção de práticas experimentais, seja por aspectos materiais ou por conhecimento superficial dos mestrandos para enfrentar as questões de ensino.

The article aims to understand how students in a masters course in science education represent experimentation in education discursively. To this end, we examined two elements of social practice, social actors and the experiment-related actions in institutionalized modalities. We use the theoretical methodological contributions from critical discourse analysis. As a result, we identified recurrence of nominalization of the term experiment/experimentation and, consequently, the erasure of the teacher in the conduction of the teaching-learning process, as well as the student’s. We conclude that discursive choices point to the existence of limits in experimental practices building, due to either material aspects or superficial knowledge of the masters students to face the issues of teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, S.H.B. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. [ Links ]

BERNSTEIN, B. A Estruturação do Discurso Pedagógico: Classe, Códigos e Controle. Petrópolis: Vozes, 1996. [ Links ]

CACHAPUZ, A. Epistemologia e ensino das ciências no pós - mudança conceitual: análise de um percurso de pesquisa In: IIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Valinhos: São Paulo. Atas II - ENPEC, 1999. [ Links ]

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, São Paulo, 10(3), p. 363-381, 2004. [ Links ]

CHALMERS, A.F. O que é Ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.[Links]

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001. [ Links ]

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse. Textual analysis for social research. UK: Routledge, 2003. [ Links ]

FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. Revista Teias, 11(22), p. 225-234, 2010. [ Links ]

FENSHAM, P. J. Defining an identity: the evolution of Science Education as a field of research. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 2004. [ Links ]

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, SP. Cortez, 2004. [ Links ]

MORTIMER, E. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), p. 20-39, 1996.[Links]

OLIVEIRA, A. A. Q.; CASSAB, M.; SELLES, E. S. Pesquisas brasileiras sobre a experimentação no ensino de Ciências e Biologia: diálogos com referenciais do conhecimento escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12(2), 2012. [ Links ]

NOVODVOSKI, A. A recontextualização do ensino de espanhol no Brasil na linguagem jornalística: uma análise crítico-discursiva da representação de atores sociais. In: OTONI, M. A. R.; LIMA, M. C. Discursos: Identidades e letramentos. Abordagens da Análise do Discurso Crítica. Cortez Editora, 2014.[Links]

RESENDE, V. M. Análise do Discurso Critica e Realismo Crítico. Campinas: Pontes, 2009. [ Links ]

VAN LEEUWEN, T. The representation of social actors. In: CALDAS-COULTHARD, C. R.; COULTHARD, M. (ed.). Texts and practices: reading in Critical Discourse Analysys. London: Routledge, p. 32-70, 1996. [ Links ]

VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice: New Tools for Critical Analysis. Nova York: Oxford University Press, 2008. [ Links ]

Downloads

Publicado

2018-06-18 — Atualizado em 2021-05-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS