ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL
ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172017190131%20Palavras-chave:
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica.
This paper aims to provide an overview of how aspects related to “Educação do Campo” {Education for and by the countryside} have been explored in the literature, particularly in Science and Mathematics Teaching. A literature review was carried out in event records and Brazilian journals. First, it was identified the nature of the paper and the educational level they were dealing with. Then, the analysis of selected studies was centered on the following focuses: Relationship with school; Theoretical and methodological assumptions; Relationship with context; Relationship with the scientific knowledge. From that, it is pointed out the diversity of theoretical and methodological perspectives in discussion, which also involves different ways of understanding the role of the school, the relationship with the countryside context and the role of scientific conceptualization.
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