ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL

ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA

Authors

  • Karine Raquiel Halmenschlager Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliano Camillo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carolina do Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Graziela Del Mônaco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elizandro Maurício Brick Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172017190131%20

Keywords:

Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica.

This paper aims to provide an overview of how aspects related to “Educação do Campo” {Education for and by the countryside} have been explored in the literature, particularly in Science and Mathematics Teaching. A literature review was carried out in event records and Brazilian journals. First, it was identified the nature of the paper and the educational level they were dealing with. Then, the analysis of selected studies was centered on the following focuses: Relationship with school; Theoretical and methodological assumptions; Relationship with context; Relationship with the scientific knowledge. From that, it is pointed out the diversity of theoretical and methodological perspectives in discussion, which also involves different ways of understanding the role of the school, the relationship with the countryside context and the role of scientific conceptualization.

References

ARROYO, M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional, 2005. [ Links ]

ARROYO, M. Por um tratamento público da Educação do Campo. MOLINA, Mônica C; JESUS, Sonia M. A. (org.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: {s.n}, 2004. [ Links ]

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico -Tecnológica para quê?Ensaio, Belo Horizonte, v. 03. n. 1, Jun. 2001. [ Links ]

BAKHTIN (VOLOCHINOV), M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010. [ Links ]

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-306, p. 393-410, 2011. [ Links ]

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.Brasília: 2010. [ Links ]

BRICK, E. M, BRITTO, N. S. Q. Investigação temática freireana no contexto da licenciatura em educação do campo da UFSC: transposiçôes preliminares. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS)2014. [ Links ]

CALDART, R. Educação do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTO, G. Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão popular, 2012. [ Links ]

CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 [ Links ]

CALDART, R. S. Desafios do vínculo entre trabalho e educação na luta e construção da Reforma Agrária Popular. Texto apresentado como trabalho encomendado na36ª Reunião anual da Anped, GT Trabalho e Educação. Goiânia, 30 setembro2013. [ Links ]

CARDOSO, L. R.; ARAÚJO, M. I. O. Currículo de ciências: professores e escolas do campo. Ensaio, v. 14, n. 02, p. 121-135, ago-nov. 2012. [ Links ]

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2001. [ Links ]

COPELLO, K. R., SANTOS, F. C., MUMBACH, S., MEURER, A. C. Uma atividade diferente em aulas de matemática na escola do campo. Atas doIISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria(RS), 2014. [ Links ]

CREPALDE, R. S., AGUIARJRO. G. A formação de conceitos como ascensão do abstrato ao concreto: da energia pensada à energia vivida. Investigações em ensino de Ciências, v. 18, n. 02, p. 299-325, 2013a. [ Links ]

CREPALDE, R. S., AGUIARJRO G. O desenvolvimento do conceito energia em um diálogo intercultural entre as ciências e as vivências de estudantes de licenciatura do campo. Atas doVIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas (SP) 2011. [ Links ]

CREPALDE, R. S., AGUIARJRO. G. Palavra própria e palavra alheia: análise de uma Questão Socialmente Controversa numa turma de Licenciatura do Campo. Atas doIXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia (SP)2013b. [ Links ]

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática, São Paulo: Editora Ática, 1987. [ Links ]

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. [ Links ]

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, A. J.; PERMANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2002. [ Links ]

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1998. [ Links ]

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada. ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.) Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]

FERNANDES, C. S., STUANI, G. M. A temática dos Agrotóxicos no Ensino de Ciências: as compreensões de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. Atas doIXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia(SP), 2013. [ Links ]

FERREIRA, D. F. O ensino de ciências no contexto de comunidades tradicionais na Ilha dos Marinheiros: uma análise sobre os saberes de mundo aplicados no ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Atas doIISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria(RS), 2014. [ Links ]

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2000. [ Links ]

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes . 1987. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005. [ Links ]

GONÇALVEZ, F. C., GARCEZ, E.S.C., ARAUJO, P.H.A., ALVES, L. K. T., SOARES, M. H. B., MESQUITA, N. A. S. Planejamento e desenvolvimento de uma disciplina optativa na escola campo: o estágio como espaço de construção de saberes. Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas (SP), 2011. [ Links ]

LEITE, K. C., PAULA, P. P., FONTANIVE, É. F. Representações sociais na matemática: um estudo nas escolas do campo. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

LIMA, L. A., FREIXO, A. A. Dialogando saberes no campo: um estudo de caso em uma Escola Família Agrícola. Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas (SP), 2011. [ Links ]

LOPES FILHO, F. D., BRITO, R. P., LEITE, M. A. O programa etnomatemática para o ensino da matemática no campo: uma reflexão sobre a educação matemática de jovens e adultos na Vila de Tamatateua, Bragança, Pará, Brasil. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

LOPES, T. M., ZANCUL, M. C. S. Concepções de meio ambiente no Projeto Político Pedagógico e nos Planos de Ensino de professores de uma escola do campo. Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia (SP), 2013. [ Links ]

MENDES, I. A. O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema, v. 23, n. 36, p. 571-595, ago. 2012. [ Links ]

MIRANDA, C. T.; SANTOS JUNIOR, G; PINHEIROS, N. A. M; SILVEIRA, R. M. C. F. Matemática e CTS: o ensino de medidas de áreas sob o enfoque da ciência tecnologia e sociedade em uma escola do campo. Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas (SP), 2011. [ Links ]

MOLINA, M. C. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão do ensino superior. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015. [ Links ]

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr/2011.[Links]

MUELLER, C. C., LINDNER, E. L. A construção do conhecimento em comunidades rurais e a recuperação dos saberes locais. Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia (SP), 2013. [ Links ]

PANIAGO, R. N; ROCHA, S. A; PANIAGO, J. N. A pesquisa como possibilidade de ressignificaçãodas práticas de ensino na escola no/do campo. Ensaio, v. 16, n. 01, p. 171-188, jan-abr2014. [ Links ]

PAULA, H. F.; CASTRO, M.E.C. Formulação de questões e mediação da leitura. Investigações em ensino de Ciências, v. 15, n. 03, p. 429-461, 2010. [ Links ]

PEREIRA, E. L. Metodologia do ensino de ciências em uma escola do campo em Barracão. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

PLENS, D;ADRIANO, J. Contribuições da escola paulo freire para a construção da educação do campo. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

ROBAINA, J. V; DIAS, L. F; PAZ, F. J; CUNHA, G. G. Vivenciando ciências na educação do campo: propostas interdisciplinares para a melhoria da qualidade do ensino em escolas rurais. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, v. 6, n. 10, p. 72-102, 1997. [ Links ]

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo (SP), v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005. [ Links ]

SILVA, A. F; QUEIROZ, J. G. O; SANTOS, M. C; BRICK, E. M. A produção leiteira em passos maia como tema gerador de um projeto comunitário. Atas do II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

SILVA, C.R; FREITAS, D. Ecoletramento. O ensino de ciências na escola do campo. Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Campinas (SP), 2011. [ Links ]

SILVA, D. A; MULLER, F. S; DOMARESKA, A. A. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID matemática e a experiência de ensino-aprendizagem no colégio estadual indígena rio das cobras. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

SILVA, R. F. V. N; LIMA, I. M; S, LIMA, A. S. Atividades propostas por professores de matemática que trabalham em escolas do campo. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

SILVEIRA, D. I; LORECINI, JÚNIOR, A; FAGUNDES, M. C. V. Educação Ambiental: comparando dados de uma escola urbana com uma escola do campo. Atas do IXEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Águas de Lindóia (SP), 2013. [ Links ]

SOUZA, M. G. O diálogo freireano como estratégia de pesquisa no assentamento renascer. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

SPIELMANN, J. W; PACHECO, C. R. C. Os desafios e possibilidades do ensino da matemática na educação do campo: experiências de estágio. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

STRAGLIOTTO, M; DUARTE, C. G. As diferentes formas de operar matematicamente no mundo, desenvolvidas e utilizadas por agricultores do estado de Santa Catarina. Atas do IISeminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS (SIFEDOC). Santa Maria (RS), 2014. [ Links ]

TAFFAREL, C. Z.; SANTOS Jr, C. de L.; GAMA, C. N.; LIMA, J. F. de; SÁ, K. O. de; CARVALHO, M. S.; SILVEIRA, M. L. O.; PERIN, T. de F. Desafios da Educação do Campo na UFBA: proposições superadoras - o sistema complexos. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Orgs.) Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica , 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5). [ Links ]

TAVARES, M. L; VALADARES, J. M; CREPALDE, R. S. Uma experiência de articulação entre conhecimentos de uma disciplina de biologia e outra de física do currículo de um curso de licenciatura para o campo com ênfase em ciências da vida e da natureza (CVN) de uma universidade federal brasileira. Atas do VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências(ENPEC). Campinas (SP), 2011. [ Links ]

Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009. [ Links ]

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]

Published

2017-12-07 — Updated on 2021-04-23

Issue

Section

RESEARCH REPORTS