SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA

INVESTIGATIVE DIDACTIC SEQUENCES AND ARGUMENTATION IN ECOLOGY TEACHING

Autores

  • Marcelo Tadeu Motokane Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s07%20

Palavras-chave:

Argumentação; Ensino de biologia; Alfabetização científica.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas.

This article presents LINCE (Language and Science Teaching) research group's principles to the investigative didactic sequences production. Such sequences focus on the teaching of ecology and use scientific literacy and inquiry-based teaching to promote arguments' production in classroom and justify science learning. The sequences presented scientific problems that led to arguments' construction. Applications and analysis of didactic sequences has shown that there is room for spoken and written arguments' development. However, it has been a challenge to build guidelines for the teacher to mediate the activities in order to produce valid arguments based on scientific knowledge in their justifications.

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Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS