É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA?

IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY?

Autores

  • Francimar Martins Teixeira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s10%20

Palavras-chave:

Argumentação; Bakhtin; Ensino de Ciências.

Resumo

No presente artigo tratamos de processos argumentativos na escola, no contexto de aulas da área de ciências. Comumente, os estudos sobre tal temática apontam a condição de conflito de ponto de vista como necessária para a produção de argumentos. Analisamos aqui a possibilidade de existir argumentação sem conflito/oposição de ponto de vista. Para tanto, utilizamos como referência teórica os conceitos de enunciado/enunciação de Bakhtin e estudos em que se explicita a ideia de que enunciar é argumentar. Finalizamos analisando um episódio no qual identificamos a presença de argumentos apesar da ausência de conflito de ponto de vista.

In this paper, we deal with argumentative processes in school, in the context of sciences classes. Commonly, studies on this topic indicate the view conflict condition as necessary for the arguments' production. Here we analyze the possibility of argument without viewpoint conflict/opposition. Therefore, we use the concepts of statement/utterance of Bakhtin and studies that make explicit the idea that to enunciate is to argue as theoretical framework. We finished this paper analyzing an episode in which we identify the presence of arguments despite the absence of conflict of viewpoint.

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Publicado

2015-11-09

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS