EDITORIAL

Autores

  • A Comissão Organizadora do workshop "Argumentação e Ensino de Ciências"

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s01%20

Resumo

É um imenso prazer apresentar este número especial da revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências.

Inicialmente, é preciso agradecer os esforços dos professores Dr. Orlando Aguiar e Dra. Rosaria Justi, pelo empenho em tornar possível esta edição.

Tão importante quanto é o apoio financeiro (e emocional) oferecido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação no Ensino de Ciências (NAPIEC), da Universidade de São Paulo, com os colegas pesquisadores que dele fazem parte; de modo similar, agradecemos também à USP, por garantir a existência de nosso núcleo e seus recursos.

Este número especial surgiu como resultado das discussões estabelecidas nos três dias do workshop "Argumentação e Ensino de Ciências", ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo em maio de 2014. Foram dias de grande efervescência intelectual e de fortalecimento de laços de amizade e de parcerias entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Todos os apresentadores foram convidados a enviar seus textos para compor este número especial, assim, cada um dos artigos deste volume reflete as apresentações e as discussões desenvolvidas naquela oportunidade.

É preciso voltar um pouco no tempo para bem situar o evento.

Há anos, a colega Anna Maria Pessoa de Carvalho mantinha a ideia de realizar um encontro em que fosse possível estabelecermos discussões mais aprofundadas sobre trabalhos em desenvolvimento pelos colegas na área de argumentação e ensino.

Sua vontade advinha do famoso "gostinho de quero mais" deixado pelas participações em reuniões científicas nacionais e internacionais. Essas são oportunidades em que, ainda que possamos nos encontrar e discutir ideias novas e velhas, talvez devido à natureza dos encontros e ao alcance que muitos deles têm tido, sobra pouco tempo para um aprofundamento em esclarecimentos, dúvidas, críticas e sugestões.

Contaminada por essas ideias, nossa equipe, formada pelos colegas Anna Maria Pessoa de Carvalho, Daniela Lopes Scarpa, Lucia Helena Sasseron, Marcelo Motokane e Silvia Frateschi Trivelato, reuniu-se diversas vezes na Faculdade de Educação da USP para planejar um formato de evento que atendesse às nossas expectativas.

Em nosso planejamento, decidimos que o encontro "Argumentação e Ensino de Ciências" teria como principal característica a possibilidade de tempo e oportunidade para que as discussões fossem aprofundadas e frutíferas.

Estabeleceu-se, então, que o evento não receberia submissão de trabalhos, estando destinado apenas à apresentação de relatos, estudos e ensaios de palestrantes convidados.

O evento foi ainda organizado para ocorrer ao longo de três dias, dos quais dois foram dedicados às apresentações e às suas discussões. O último dia foi destinado a uma reunião mais voltada a aspectos metodológicos e possíveis desdobramentos para a área de pesquisa em argumentação e ensino de ciências; essa discussão ocorreu com base em questões previamente apresentadas aos participantes.

Claramente, essa ideia apenas pôde ser concretizada com o apoio financeiro irrestrito do NAPIEC e o apoio institucional da diretoria da Faculdade de Educação da USP; além, é claro, do envolvimento dos colegas convidados e dos participantes do evento.

De fato, foi possível transformar o encontro naquilo com que sonhávamos: um momento de discussões verdadeiras e, por vezes, passionais; um hiato em nossas vidas acadêmicas em que foi possível a argumentação sublimar para além de um objeto de estudo e de uma ferramenta de pesquisa, transformando-se em uma realidade para a construção de novos conhecimentos e de novas relações.

Lista das apresentações e discussões ocorridas ao longo do workshop “Argumentação no Ensino de Ciências” – NAPIEC / USP.

mceclip0.png

Para concretizar este número especial, a arbitragem dos textos foi feita pelos membros da Comissão Organizadora do workshop "Argumentação e Ensino de Ciências".

As colegas Daniela Lopes Scarpa e Lúcia Helena Sasseron atuaram como editoras associadas neste número especial da Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências.

Espero que a leitura deste número seja tão prazerosa e profícua quanto foi o processo de realização do workshop e deste número especial.

A Comissão Organizadora do workshop "Argumentação e Ensino de Ciências"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

EDITORIAL / EDITORIAL