OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS

GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS

Autores

  • Flavia Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Gloria Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Gleice Ferraz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130102%20

Palavras-chave:

Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.

Resumo

O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais.

The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. A função social do ensino de Ciências. Em Aberto, Brasília, ano 7, n. 40, out/dez. 1988. [ Links ]

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [ Links ]

BAKHTIN, M. The Dialogic Imagination. Edited by Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981. [ Links ]

BANET, E. Finalidades de la Educación científica en secundaria: opinión del profesorado sobre la situación actual. Enseñanza de las Ciencias, v. 25, n. 1, 2007. [ Links ]

BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso IN: Brait, Beth. (org) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. [ Links ]

CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva, 1998. [ Links ]

FURIÓ, C. et al. Finalidades de la enseñanza de lãs ciencias em la secundaria obligatoria: alfabetización científica o preparación propedeutica? Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 3, 2001. [ Links ]

GOULART, C. Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin. Pro-Posições, v. 18, n. 3 (54) set/dez 2007 [ Links ]

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. [ Links ]

LEMKE, J. L. Research for the Future of Science Education: new ways of Learning, new ways of Living In: INTERNATIONAL CONGRESS IN RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, 7 Anais... Granada, Espanha, 2005. [ Links ]

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EDUSP, 1995. [ Links ]

WERTSCH, J. Voces de la Mente. Madrid: Visor, 1993. [ Links ]

Downloads

Publicado

2021-05-03 — Atualizado em 2011-04-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS