VOZES DOCENTES: ANÁLISE DE REFLEXÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SUA VIVÊNCIA PROFISSIONAL

TEACHING VOICES: ANALYSIS OF THE REFLECTIONS OF SCIENCE TEACHERS ABOUT THEIR PROFESSIONAL EXPERIENCE

Autores

  • Maria Cristina Doglio Behrsin Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013130106%20

Palavras-chave:

Educação em Ciências; Formação de Professores de Ciências; História de Vida Profissional.

Resumo

O presente texto traz algumas reflexões feitas durante a realização de uma pesquisa sobre formação de professores, cujo objeto de estudo se estabeleceu em torno de elementos da caminhada docente de seis professores de Ciências. A citada pesquisa teve como ponto de confluência das histórias de vida profissional desses professores, a sua participação em um curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. A partir dos relatos, buscou-se identificar aproximações e distanciamentos em suas percepções sobre a escola, a Educação e o trabalho docente, tecendo-se um diálogo entre os protagonistas da pesquisa e entre estes e diversos autores que tem investigado sobre as questões recorrentes em suas falas, objetivando, assim, trazer algumas contribuições para o debate.

The present text shows some reflections made during the accomplishment of a research regarding the graduation of teachers, whose object of studies was established around the elements of the teaching journey of six Science teachers. The mentioned research had as a point of confluence the histories of the professional life of these teachers, its participation in a course of Post Graduation in Science Teaching. From the reports onwards, one sought to identify the approximations and distances in its perceptions about the school, the Education and the work of teaching, establishing a dialogue among the protagonists of the research and among the several authors who examined the questions recurrent of these speeches, intending, therefore, to give some contributions to the discussion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CODO, Wanderley; GAZZOTTI, Andréa A. Trabalho e afetividade. In: CODO, W. (org) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes/Brasília: CNTE, UNB. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999. [ Links ]

FONTOURA, Maria Madalena. Fico ou vou-me embora? In: NÓVOA Antônio (org) Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995. [ Links ]

HUBERMAN, Michael. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In: NÓVOA, Antônio (org) Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995. [ Links ]

LINHARES, Célia F. S. A Escola e Seus Profissionais: tradições e contradições. 2 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997. [ Links ]

MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992. [ Links ]

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992. Formação de professores e profissão docente. [ Links ]

NÓVOA, A. Vidas de professores. 2 ª edição. Porto: Porto Editora, 1995. [ Links ]

SANTAELLA, Cristina Moral. Formación para la profesión docente. Madri: Grupo FORCE y Grupo Editorial Universitario, 1998. [ Links ]

SELLES, Sandra L. E. Formação continuada e Desenvolvimento profissional de Professores de Ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, dez 2000. [ Links ]

TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, 4, 1991 [ Links ]

Downloads

Publicado

2011-04-25 — Atualizado em 2011-04-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS