PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Guilherme Trópia Barreto de Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013130109%20

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.

Resumo

Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

In this paper, I discuss historical moments in which the perspective of inquiry Education was debated by Science Education and Education researchers. I have investigated John Dewey's papers in the beginning of the 20th century that proposes the inquiry perspective at school, using the scientific method. I have investigated the curriculum reforms on the Science Education in Brazil during the decades of 19501960 in which the didactic material recommended the scientific inquiry. And at last, I investigated a recovering of the inquiry perspective in the end of the 20th century, influenced by discussions about the nature of Science and the relations between Science and Society in Science Education. I point out that the bases of the inquiry perspectives in Science Education are intimately connected to the conceptions of Science in discussion at each historical moment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F, et al. Inquiry in Science Education: International Perspectives. Science Education, v. 88, n. 3, p. 397-419, 2004. [ Links ]

ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da Ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado das Letras, 2004. [ Links ]

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE (AAAS). Benchmarks for Science literacy: project 2061. New York: Oxford University Press, 1993. [ Links ]

ANDERSON, R. D. Reforming Science Teaching: What Research says about Inquiry. Journal of Science Teacher Education, v. 13, n. 1, p. 1-12, 2002. [ Links ]

BARRA, V. & LORENZ, K. M. Produção de materiais didáticos de Ciências no Brasil, período: 1950 a 1980. Ciência e Cultura, v. 38, n. 3, p. 1970-1983, 1986. [ Links ]

BARROW, L. H. A Brief History of Inquiry: From Dewey to Standards. Journal of Science Teacher Education, v. 17, n. 3, p. 265-278, 2006. [ Links ]

CASTRO, R. S, et al. CTSA: uma abordagem para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

CHINN, C. A.; MALHOTRA, B. A. Epistemologically authentic inquiry schools: a theorical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education, v. 86, n. 2, p. 175-218, 2002. [ Links ]

CUNHA, M. V. John Dewey: Filosofia, Política e Educação. Perspectiva, v. 19, n. 2, p. 371-388, 2001. [ Links ]

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. [ Links ]

DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. [ Links ]

DUSCHL, R. The high school laboratory experience: reconsidering the role of evidence, explanation and language of Science. Paper commissioned by the National Research Council on the Role of the Laboratory in High School Science, 2005. Acesso em 10/11/2008 http://www7.nationalacademies.org/bose/RDuschl_comissioned_paper_71204_HSLabs_Mtg.pdf [ Links ]

DUSCHL, R. Science Education in Three-Part Harmony: Balancing Conceptual, Epistemic, and Social Learning Goals. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008. [ Links ]

FERREIRA, M. S.; SELLES, S. E. Entrelaçamentos históricos das Ciências Biológicas com a disciplina escolar Biologia: investigando a versão azul do BSCS. In: VEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, SP. Atas do V ENPEC, Bauru, SP: ABRAPEC, 2005. [ Links ]

GRYNSZPAN, D. & AZEVEDO, S. M. G. O "ABC na Educação Científica - Mãonamassa": construindo uma proposta de avaliação educacional com base em pesquisa sobre a implementação do projeto. In: VIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2007. Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

JULIO, J; VAZ, A. Grupos de alunos como grupos de trabalho: um estudo sobre atividades de investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, 2007. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. [ Links ]

MARANDINO, M; SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. [ Links ]

MOREIRA, M. A; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do Método Científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 10, n. 2, p. 108-117, 1993. [ Links ]

MUNFORD, D; LIMA, M. E. C. C. Ensinar Ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, 2007. [ Links ]

NASCIMENTO, V. B; CARVALHO, A. M. P. Visão de Ciência de estudantes do Ensino Médio e Ensino por Investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3, Atibaia, SP, 2001. Atas do III ENPEC, Porto Alegre: ABRAPEC, 2001. [ Links ]

NASCIMENTO, V. B; CARVALHO, A. M. P. A natureza do conhecimento científico e o Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis, 2007. Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC). National Science Education Standards. Washington, DC: National Academy Press, 1996. [ Links ]

NEWMAN, W. J. et al. Dilemmas of Teaching Inquiry in Elementary Science Methods. Journal of Science Teacher Education, v. 15, n. 4, p. 257-279, 2004. [ Links ]

PAULA, H. F. A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. [ Links ]

PENHA, S. P; VIANNA, D. M. A Física e a sociedade na TV. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis, 2007. Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

PESSOA-PINTO, H. P. Crítica ao pragmatismo a partir de uma reflexão sobre o papel da ciência no projeto filosófico de John Dewey. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004. [ Links ]

POSNER, G. J, et al. Accommodation of a Scientific Conception: Toward a Theory of Conceptual Change. Science Education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. [ Links ]

PRAIA, J; GIL-PÉREZ, D; VILCHES, A. O papel da natureza da Ciência na Educação para cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007. [ Links ]

RODRIGUES, B. A; BORGES, A. T. O ensino de Ciências por investigação: reconstrução histórica. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 92008, Curitiba, PR. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2008. [ Links ]

RUDOLPH, J. L. Inquiry, Instrumentalism and the Public Understanding of Science. Science Education, v. 89, n. 5, p. 803-821, 2005 [ Links ]

SÁ, E. F, et al.As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis, 2007. MORTIMER, E. F. (org.). Anais do VI ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

SANDOVAL, W. A. Understanding students' practical epistemologies and their influence on learning through inquiry. Science Education, v. 89, n. 4, p. 634-656, 2005. [ Links ]

TEITELBAUM, K; APPLE, M. John Dewey. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 194-201, 2001. [ Links ]

TRÓPIA, G. Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: UFSC, 2009. [ Links ]

ZOMPERO, A. F., LABURÚ, C. E. O ensino por inquiry: aspectos históricos e as diferentes concepções desta perspectiva de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL CONFERENCE PROBLEM-BASED LEARNING, 2010, São Paulo, SP. Atas do Congresso Internacional Problem-Based Learning. São Paulo: {s.l}, 2010. [ Links ]

Downloads

Publicado

2011-04-25 — Atualizado em 2011-04-25

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS