UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru)
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100203%20

Palavras-chave:

Estratégia de ensino; Eeconstrução racional didática; História e filosofia da ciência no ensino; Ensino de calor e temperatura.

Resumo

Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, v.13, p- 179- 195, 2004. [ Links ]

ASSIS, Jesus de Paula. Kuhn e as ciências sociais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 7, n. 19, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000300004&lng=en&nrm=iso>. Último acesso em 08 de outubro de 2007. [ Links ]

BROWN, H. I. Judgment and Reason: Responses to Healy and Reiner and Beyond, The Electronic Journal of Analytic Philosophy v. 2. n.5, 1994. [ Links ]

BROWN, H. I. More about Judment and Reason. Metaphilosophy, v. 37, n. 5, ps. 646- 651, October 2006. [ Links ]

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Editora Brasiliense, São Paulo-SP, 2000. [ Links ]

DAMPIER, W. C. História da Ciência - e das suas relações com a filosofia e a religião. 2a edição. Editorial Inquérito Limitada - Lisboa (1945). [ Links ]

DOBSON, K. Is physics debatable? Physics Education, v.35, n.1 (2000). [ Links ]

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. [ Links ]

IZQUIERIDO-AYMERICH, M.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Epistemological Foundations of School Science. Science & Education 12, ps. 27-43 (2003). [ Links ]

LAKATOS, I. The methodology of scientific research programmes. Philosophical Papers Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press (1978). [ Links ]

MÀNTYLÀ, T.; KOPONEN, I. T. Understanding the Role of Measurements in Creating Physical Quantities: A Case Study of Learning to Quantify Temperatura in Physics Teacher Education. Science & Education 16, ps.291-311 (2007). [ Links ]

MATHEWS, M. R. Science Teaching - The role of history and philosophy of science. New York: Routledge (1994). [ Links ]

NIAZ, M. A Lakatosian Conceptual Change Teaching Strategy Based on Student Ability to Build Models with Varying Degrees of Conceptual Understanding of Chemical Equilibrium. Science & Education, 7, ps. 107-127, 1998. [ Links ]

NIAZ, M. e RODRIGUEZ, M. A. Improving learning by discussing controversials in 20th century physics. Physics Education, ps. 59-63, jan. 2002. [ Links ]

PEREIRA, A. I.; AMADOR, F. A história da ciência em manuais escolares de ciências da natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n.1 (2007). [ Links ]

POSNER, G., STRIKE, K., HEWSON, P., e GERTZOG, W. 'Accommodation of a Scientific Conception: Toward a Theory of Conceptual Change', Science Education 66, ps. 211-227, 1982. [ Links ]

REINER, R. "The Rationality of Authority: Healy and Brown on Expertise"., The Electronic Journal of Analytic Philosophy v.2, n.3, 1994. [ Links ]

ROWELL, J. A. Piagetian Epistemology: Equilibration and the Teaching of Science. Synthese, 80, ps. 141-162, 1989. [ Links ]

SIEGEL, H. Rationality and Judgment. Metaphilosophy, v.35, n.5, ps. 597-613, October 2004. [ Links ]

VALENTE, M. Contributo da história e filosofia das ciências para o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico. Enseñanza de las Ciencias, número extra, VII Congresso (2005). Site: http://ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/material/comuni_orales/1_ense_ciencias/1_3/Valente_865.pdf. Último acesso em 9 de agosto de 2007. [ Links ]

VILLANI, A.; BAROLLI, E.; CABRAL, T. C. B.; FAGUNDES, M.; YAMAZAKI, S. C. Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.14, n.1: ps. 37-55, abr. 1997. [ Links ]

SILVA, O. H. M.; NARDI, R.; LABURÚ, C. E. Uma Estratégia de Ensino inspirada em Lakatos com Instrução de Racionalidade por uma Reconstrução Racional Didática. Ensaio, v.10, n.1, (2008). [ Links ]

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA