INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ernesto Macedo Reis Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CEFET/Campos)
  • Marília Paixão Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100206%20

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.

Referências

Bardin, L. (1994). Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa. [ Links ]

Brasil. (1998). PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos PCN. Brasília: MEC/SETEC. [ Links ]

Brasil. (2002). PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SETEC. [ Links ]

Carvalho, A. M. P. de. e Gil-Pérez, D. (1995). Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações, 2a edição, série Questões de Nossa Época. Cortez, São Paulo,120p. [ Links ]

Freire, P. e Shor, I. (1987). Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo, tradução Adriana Lopez, Rio de Janeiro: Paz e Terra. 224p. [ Links ]

Giamella, T. R., Struchiner, M; Ramos, V. e Lent, R. Pesquisa e Desenvolvimento de um Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem em Neurociência. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caderno de Resumos, v. 5, Roberto Nardi (org.) Bauru, ABRAPEC, 2005, 519p. [ Links ]

Goodson, I. F. (2008). Currículo: Teoria e História. 8a ed. Ed. Vozes, RJ. Petrópolis, 140p. [ Links ]

Jonassen, D. (1998). Designing constructivist learning enviroments. In: Reigeluth, C. M. (Ed) Instructional theories and models. 2.ed. Mashwah:Lawrence Erlbaun. [ Links ]

Kawamura, M.R.D. e Housoume, Y. (2003). A Contribuição da Física para um Novo Ensino Médio. In: Física na Escola. v.4, n.2, São Paulo. [ Links ]

Lehrer, R. (1993). Authors of Knowledge: pattern of hypermedia design. In: Lajoie, S.P., Litwin, E., Derry, S.J. (eds.) Computers as cognitive tools. Hillsdale (NJ): Lawrence Erlbaum. [ Links ]

Moreira, M. A. (2006). A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. Editora Universidade de Brasília. 2006. 186p. [ Links ]

Moreira, M. A. (2003). Pesquisa Básica em Educação em Ciências: uma visão pessoal. Disponível: http://www.unb.br/ppgec/pesbased.pdf. Acesso: 18 julho 2007. [ Links ]

Porlán, R. e Rivero, A. (1998). El Conocimiento de los Profesores. Díada, Sevilla. 128p. [ Links ]

Prandini, R. C. (2007). Ataque Virtual. In: Educação. Ano 11, n. 121. p 66-70. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.uol.com.br> Acesso em: 21 maio 2007. [ Links ]

Reis, E. M. (2008). Limites e Possibilidades da Utilização de um Espaço Virtual de Aprendizagem no Ensino e na Formação de Professores de Física. Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UENF, janeiro de 2008.339p. [ Links ]

Reis, E. M. e Linhares, M. P. (2005a). Discutindo a Ortodoxia do Currículo de Física em um Ambiente Virtual para Estudos de Ciências. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, In: Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, 24 a 28/janeiro. [ Links ]

Reis, E. M., Linhares, M. P. (2005b). Convergências Tecnológicas: redesenhando as fronteiras da formação de professores de ciências. In: V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, Anais do V ENPEC, CD-ROM. [ Links ]

Rezende, F. E.; Ostermann, F. (2004). Formação de Professores de Física no Ambiente de Virtual Interage: Um Exemplo voltado para a Introdução da FMC no Ensino Médio. Fisica na Escola, v.5, n.2, p 15-19. [ Links ]

Sacristán, J. G. (2000). O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3a edição, ArtMed. Porto Alegre. [ Links ]

Savery, J. R. e Duffy, T. M. (1995). Problem Based Learning: An Instructional Model and Its Constructivist Framework Educational Technology. September- October, p. 31-37. [ Links ]

Stenhouse Lawrence. (1986). El legado del movimiento curricular. En: Galton, M. Y.; Moon, b. Cambiar la escuela, cambiar el curriculum. Barcelona. Martínez Roca. [ Links ]

Watson, I. (1997). Applying Case-Based Reasoning: tecniques for enterprise systems. San Francisco: Morgan Kaufmann. 128p. [ Links ]

Vygotsky, L. S. (1984). A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Martins Fontes Editora. São Paulo. 191p. [ Links ]

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA