FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Milton Antonio Auth Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Otavio Aloisio Maldaner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100207%20

Palavras-chave:

Conhecimento cotidiano e científico; Gênese do conhecimento; Educação em ciências.×

Resumo

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

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Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA