FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172008100207%20Palavras-chave:
Conhecimento cotidiano e científico; Gênese do conhecimento; Educação em ciências.×Resumo
No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.
Downloads
Referências
AGUIAR, O.A.; MORTIMER, F. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de Ciências. In: Investigações em Ensino de Ciências, vol. 10, n. 2, ago. 2005. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm [ Links ]
ANGOTTI, J. A. (1991) Fragmentos e totalidade no conhecimento científico e no ensino de Ciências. São Paulo: FEUSP, 1991. (Tese). [ Links ]
AULER, D. (2002) Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciência. Florianópolis: CED/UFSC, 2002. (Tese). [ Links ]
BLANCK, G. Vygotsky: o homem e sua causa. In: MOLL, C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Trad. Fani A. Tesseler. Porto Alegre: Artmed, 1996. [ Links ]
COELHO, J. C. (2005) A chuva ácida na perspectiva de Tema Social: um estudo com professores de Química em Criciúma (SC). Florianópolis: PPGECT/UFSC, 2005. (Dissertação). [ Links ]
COLE, M.; SCRIBNER, S. Introdução. In: Vigotski, L. S. A Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]
DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2003. [ Links ]
DELIZOICOV, D. N. (1991) Conhecimento, Tensões e Transições. São Paulo: FEUSP, 1991. (Tese). [ Links ]
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1991. [ Links ]
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]
DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, ano XXI, n.71, julho de 2000, p.79-115. [ Links ]
FERREIRA, R. S.; JÚNIOR, A. L. (2005) A construção do conhecimento biológico nas séries iniciais: o papel das interações discursivas em sala de aula. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/SP, 2005. [ Links ]
FREIRE, A. M. A. A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 2001. [ Links ]
FREIRE, A. M. A. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. [ Links ]
FREIRE, A. M. A. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. [ Links ]
FREIRE, A. M. A. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993. [ Links ]
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. [ Links ]
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003. [ Links ]
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: Leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. [ Links ]
GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma bibliografia São Paulo: Cortez, 1996. [ Links ]
GADOTTI, M. Lições de Freire. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 25551997000100002&script=sci_arttext. Acesso em maio de 2005. [ Links ]
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C.; Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski. In:, Investigações em Ensino de Ciências vol. 10, n. 2, agosto de 2005. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm. [ Links ]
GEHLEN, S.T. (2006) Temas e Situações Significativas no Ensino de Ciências: Contribuições de Freire e Vigotski. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. (Dissertação). [ Links ]
GEHLEN, S. T.; AUTH, M. A.; AULER, D.Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. In: REEC - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 7, n. 1, 65-83, 2008. Disponível em: http://saum.uvigo.es/reec/ [ Links ]
MALDANER, O. A. Situações de Estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: Nardi, R. (Org.). Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras. p. 237-253, 2007. [ Links ]
MALDANER, O. A. e ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma Organização do Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. Espaços da Escola. Ijuí: ano 11, n. 41, p. 45-60, 2001. [ Links ]
MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. (2006) Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: 29° Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambu/MG, 2006. [ Links ]
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. [ Links ]
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In:, Investigações em Ensino de Ciências Vol. 7, N. 3, dezembro de 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm. [ Links ]
MOURA, T. M. M. (2001) Aproximações entre as idéias de Freire e Vygotsky: importância para a prática pedagógica com jovens e adultos. In: Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife/PE, 2001. [ Links ]
PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; AUTH, M. A. MALDANER, O. A. (2005) Identificação de características de inovação curricular em Ciências Naturais e suas tecnologias através de Situações de Estudo. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru/SP, 2005. [ Links ]
PERNAMBUCO, M. C. A.; et al. Projeto "ensino de ciências a partir de problemas da comunidade". In: Ciência integrada e/ou integração entre as Ciências teoria e prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988. [ Links ]
POZO, J.A.; SANZ, A.; GÓMEZ CRESPO, M.A.; LIMÓN, M. Las ideas de los alumnos sobre la Ciencia: una interpretación desde la Psicologia cognitiva. Enseñanza de las Ciencias, v.9, n.1, p. 83-94, 1991. [ Links ]
ROSA, A.; MONTERO, I. O contexto histórico do trabalho de Vygotsky: uma abordagem sócio-histórica. In. MOLL, L. C.. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica 2 ed. Trad.. Fani A. Tesseler Porto Alegre: Atmed. 2002. [ Links ]
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ]
REGO, T. C. A origem da singularidade humana na visão dos estudantes. In: Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico-Cultural. Cadernos Cedes, ano xx, n.35, julho de 2000, p. 96-113. [ Links ]
RODRIGUEZ AROCHO, W. (2000) El tema de la conciencia en la psicologia de Vygotski y en la pedagogia de Freire: implicaciones para la educación. X Encuentro Nacional de Educación y Pensamiento: Globalización, Pensamiento Crítico e Pedagogia de la Liberación.. San Juan/Puerto Rico, 2000. Homenaje Póstumo a Paulo Freire. Disponível em: http://www.pddpupr.org/publicaciones_actas.htm [ Links ]
SANTOS, W. L. P. (2002) Aspectos Sociocientíficos em aulas de Química. Tese: FaE/UFMG, Belo Horizonte, 2002. [ Links ]
SILVA, A.F. G. (2004) A construção do currículo na perspectiva popular e crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. São Paulo: PUCSP, 2004.(Tese). [ Links ]
VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 1 ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [ Links ]
VIGOTSKI, L.S.: A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. Trad. José C. Neto, Luís S.M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]