RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Matheus Fabricio Verona Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Horácio Mori Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208%20

Palavras-chave:

Educação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, F.C.A. A relação com o saber e o Estágio Supervisionado em Matemática. 2007. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. 223 p. [ Links ]

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336p. [ Links ]

BRANDO, F. da R. Escolha profissional: uma questão de identidade. 2005. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005. [ Links ]

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 93p. [ Links ]

CIAMPA, A. da C. Identidade. In: LANE, S.T.M.; CODO, W. (Orgs). Psicologia Social: o homem em movimento. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 58-75. [ Links ]

COLLEY, H.; HODKINSON, P. e MALCOLM, J. Non-formal learning: mapping the conceptual terrain. A consultation report, Leeds: University of Leeds Lifelong Learning Institute. 2002. [ Links ]

DIERKING, L. D.: Lessons without limit: how free-choice learning is transforming science and technology education. História, Ciências, Saúde Manguinhos, v. 12 (supplement), p. 145-60, 2005. [ Links ]

GASPAR, A. Museus e Centros de Ciências: conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. 118f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. [ Links ]

GUIZELINI, A. Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de Matemática, Química e Biologia. 2005. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005. [ Links ]

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 102p. [ Links ]

LOPES, F.M.; MELLO, E. de; ARRUDA, S.M. O papel da identificação na construção da relação entre o estagiário e o professor regente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5., 2005, Bauru: Unesp. Anais... Bauru, 2005. [ Links ]

LÜDKE, M.; ANDRE, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p. [ Links ]

MARANDINO, M. et al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4., 2003, BauruUniversidade Estadual Paulista. Atas... Bauru, 2003. [ Links ]

ROMERO, D.M.F. Tornar-se professor: reflexões sobre a construção da identidade profissional do professor do curso de magistério. Interações: estudos e pesquisas em Psicologia, São Paulo, v.2, n.3, p.35-46, jan.-jul. 1997. [ Links ]

SMITH, M.K. Non Formal Education. 1996;2001. Disponível em: <http://www.infed.org/biblio/b-nonfor.htm>. Acesso em 29 jan. 2008. [ Links ]

SOARES, J.L. Dicionário etimológico e circunstanciado de Biologia. São Paulo: Scipione, 2005. 534p. [ Links ]

UENO, M.H.; ARRUDA, S.M. VILLANI, A. Uma reflexão sobre o gostar de Física segundo uma abordagem psicanalítica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4., 2003, Bauru: Universidade Estadual Paulista. Atas... Bauru, 2003. [ Links ]

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA