RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Matheus Fabricio Verona Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Horácio Mori Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208%20

Palavras-chave:

Educação científica formal e informal; Escolha profissional; Relações com o saber.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.

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Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA