CENAS E CENÁRIOS DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: MEDIAÇÕES PELA FOTOGRAFIA

SCENES AND SCENERIES ABOUT SOCIO-ENVIRONMENTAL ISSUES: PHOTOGRAPHY MEDIATIONS

Autores

  • Manuella Teixeira Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Erasmo Borges de Souza Filho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Elinete Oliveira Raposo Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160104%20

Palavras-chave:

Questões Socioambientais; Fotografia; Ensino de Ciências.

Resumo

As questões socioambientais constituem-se foco de preocupação constante na contemporaneidade, inclusive para o ensino de ciências. Buscamos apreender as leituras de imagens fotográficas dos alunos de Licenciatura (Biologia e Física) sobre questões socioambientais da região metropolitana de Belém. Também propomo-nos a identificar e discutir as possibilidades de uso da fotografia no ensino de ciências, segundo a percepção dos alunos. Optamos pela abordagem qualitativa no contexto de uma pesquisa-ação. Ao fotografarem o contexto socioambiental local, os alunos se depararam com as transformações, no momento do ato fotográfico. Ao serem solicitados a escrever sobre o que fotografaram, os alunos foram construindo significados daquelas cenas e cenários, em um entrelaçamento de olhares crítico.

Socio-environmental issues are a main constant concern in our contemporary time, including in the field of science education. We aimed to apprehend the readings of photographic images of students in undergraduate school (Physics and Biology) concerning socio-environmental issues in the metropolitan region of the city of Belém. We also propose to identify and discuss the possibilities of photographic use in science education, as perceived by the students. We chose a qualitative approach in the context of an action research. When photographing the local socio-environmental context, students faced the changes that were taken place there. When being requested to write about what they had photographed, the students were able to construct the meanings of those scenes and landscapes in a interlacing of critical views.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENEDETTI, I. M. M.; BÁRCARO, F. A Cultura e o novo solo histórico: reflexões sobre nosso tempo. Saber Acadêmico, São Paulo, n. 6, p. 12-22, 2008. [ Links ]

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. [ Links ]

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997a. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997b. [ Links ]

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/ SEF, 1998a. [ Links ]

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente: saúde. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. [ Links ]

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b. [ Links ]

BUARQUE, S. C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, 1999. [ Links ]

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

CAVALCANTI, C. Sustentabilidade: mantra ou escolha moral? Uma abordagem ecológico-econômica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 74, p. 35-50, 2012. [ Links ]

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991. [ Links ]

COSTA, P. P. da. 160 anos de Fotografia. Revista Fotografia Popular. 1999. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2012. [ Links ]

DAL SOGLIO, F. A crise ambiental planetária, a agricultura e o desenvolvimento. In: DAL SOGLIO, F. (Org.). Agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 13-32. [ Links ]

ESPÍNDOLA, M. A. J.; ARRUDA, D. de O. Desenvolvimento sustentável no modo de produção capitalista. Revista Visões, Macaé, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 1-11, 2008. [ Links ]

FENZL, N. Estudo de Parâmetros capazes de dimensionar a sustentabilidade de um processo de desenvolvimento. In: XIMENES, T. (Org.). Perspectivas do Desenvolvimento sustentável. Uma contribuição para a Amazônia 21. Belém: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, 1997. [ Links ]

FERREIRA, D. T. Temas socioambientais para o ensino de Ciências Naturais. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. [ Links ]

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. [ Links ]

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Centauro, 2001. [ Links ]

GUERRA, S. M. G.; FANTINELLI, J. T. A aproximação entre tecnologia e economia: os emergentes papéis da energia. Revista de Estudos Sociais, Cuiabá, Mato Grosso, n. 5, p. 33-58, 2001. [ Links ]

JACOBI, P. R. Impactos Sócio-Ambientais Urbanos na Região Metropolitana de São Paulo. Revista VeraCidade, Salvador, Bahia, ano 1, n. 1, p. 1-12, 2006. [ Links ]

JACOBI, P. R.; MONTEIRO, F.; FERNANDES, M. L. B. Educação e Sustentabilidade: caminhos e práticas para uma educação transformadora. São Paulo: Evoluir Cultural, 2009. [ Links ]

JUSTO, C. S. S. Os meninos fotógrafos e os educadores: viver na rua e no Projeto Casa. São Paulo: UNESP, 2003. [ Links ]

KUBRUSLY, C. A. O que é Fotografia. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos). [ Links ]

LEFF, E. Epistemologia Ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]

LEITE, M. M. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 1993. [ Links ]

LIMA, G. F. da C. Educação Ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 145-163, 2009. [ Links ]

MACEDO, R. L. G. et al. Pesquisas de percepção ambiental para o entendimento e direcionamento da conduta ecoturística em unidades de conservação. In: ECOUC, 2, CONGRESSO NACIONAL DE ECOTURISMO (CONECOTUR), 5, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. Disponível em: <http://www.physis.org.br/ecouc/Artigos/Artigo50.pdf >. Acesso em: 15 ago. 2012. [ Links ]

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. [ Links ]

MARTELLI, J. M. O uso da imagem na pesquisa educacional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. NOVO GOVERNO, NOVA POLÍTICA. O PAPEL HISTÓRICO DA ANPED NA PRODU-ÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 26, 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos... Poços de Caldas, 2003. 1 CD-ROM. [ Links ]

MENDES, A. C. M.; NOBRE, I. de M. A fotografia na Educação Ambiental: reflexões sobre uma ação extensionista unindo educação e comunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 31, 2008, Natal, RN. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2008. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/.../R3-2067-1. pdf. Acesso em: 23 ago. 2012. [ Links ]

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S.(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 09-29. [ Links ]

MORAES, R. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como um processo integrado de aprender e inferir discursos. In: GALIAZZI, M. do C.; FREITAS, J. V. de (Orgs.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 85-114. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011. [ Links ]

MUCELIN, C. A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008. [ Links ]

RICHTER, L.; LOPES, G. M. do N.; FREITAS, D. S. Currículo, Formação de professores e uso de imagens no ensino. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2, 2006, Santa Maria, RS. Anais eletrônicos.Santa Maria: Editora da UFSM, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2012. [ Links ]

SACHS, I. Repensando o crescimento econômico e o progresso social: o âmbito da política. In: ARBIX, G.; ZILBOVICIUS, M.; ABRAMOVAY, R. (Orgs.). Razões e ficções do desenvolvimento. São Paulo: UNESP; EDUSP, 2001. p. 155-163. [ Links ]

SANTANA, V. R. Questões socioambientais no ensino de Ciências: superando visões naturalistas no ensino fundamental. 2008. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2008. [ Links ]

SILVA, A. J. P. et al. Ocupação humana como principal fator de degradação ambiental da região leste do rio Anil. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE E NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 4, 2009, Belém. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.connepi2009.ifpa.edu.br/connepi-anais/ artigos/47_1324_1775.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2012. 2012 [ Links ]

SILVA, L. S.; TRAVASSOS, L. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas. Cadernos Metrópole, São Paulo, n. 19, p. 27-47, 2008. [ Links ]

SOARES, B. E. C.; NAVARRO, M. A.; FERREIRA, A. P. Desenvolvimento sustentado e consciência ambiental: natureza, sociedade e racionalidade. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 2, p. 42-49, 2004. [ Links ]

STRIEDER, R. B. Abordagem CTS e ensino médio: espaços de articulação. 2008. 236 f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Física - Departamento de Física Experimental, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. [ Links ]

TAVARES, C. M. S.; BRANDÃO, C. M. M.; SCHMIDT, E. B. Estética e educação ambiental no paradigma da complexidade. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 177-193, 2009. [ Links ]

TOZONI-REIS, M. F. de C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n.1, p. 83-96, 2002. [ Links ]

UHMANN, R. I. M. Educação ambiental como tema transversal na educação básica. In: GÜLLICH, R. I. da C. (Org.). Didática das Ciências. Curitiba: Prisma, 2013. p. 237-258 [ Links ]

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: Documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. [ Links ]

VASCONCELOS, E. R. de; FREITAS, N. M. da S. O paradigma da sustentabilidade e a abordagem CTS: mediações para o ensino de ciências. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 89-108, 2012. [ Links ]

VECCHIATTI, K. Três fases rumo ao desenvolvimento sustentável: do reducionismo à valorização da cultura. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 90-95, 2004. [ Links ]

VEIGA, J. E. da. Desenvolvimento sustentável: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. [ Links ]

VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D. Emergencia planetaria: necesidad de um planteamiento global. Educatio Siglo XXI, España, n. 25, p. 19-50, 2007. [ Links ]

WUNDER, A. LAGANÁ, H. Dialogando sobre fotografia e ensino de Ciências. In: ROSA, M. I. P. (Orgs.). Formar: encontros e trajetórias com professores de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2005. p. 143-156. [ Links ]

ZIBETTI, D. W.Seguro agrícola e desenvolvimento sustentável. Curitiba: Juruá, 2006. [ Links ]

Downloads

Publicado

2013-11-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS