PERFIL E DESTINO OCUPACIONAL DE EGRESSOS GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NAS MODALIDADES A DISTÂNCIA E PRESENCIAL

PROFILE AND PROFESSIONAL DESTINATION OF GRADUATED STUDENTS IN BIOLOGICAL SCIENCES BOTH IN TRADITIONAL AND DISTANCE EDUCATION MODALITIES

Autores

  • Dirceu Esdras Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiz Carlos dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Keila Mara Cassiano Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
  • Masako Oya Masuda Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
  • Marlene Benchimol Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160105%20

Palavras-chave:

Destino ocupacional; Mercado de trabalho; Ciências Biológicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o perfil dos egressos de alguns cursos de graduação em Ciências Biológicas no Estado do Rio de Janeiro. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online, composto por perguntas multiopcionais. Este foi respondido por 241 egressos, sendo 83 do ensino a distância e 158 do ensino presencial, de universidades públicas e uma privada. Os resultados mostraram a predominância de mulheres, de cor branca e idade média de 23 anos, na conclusão do curso dos egressos do ensino presencial, e 33 no ensino a distância. Além disso, percebeu-se o predomínio do cargo de professor, principalmente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e renda mensal de 3 a 4 salários mínimos.

This paper aims to highlight the profile of the graduates of some degree courses in Biological Sciences in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The survey instrument used was an online questionnaire consisting of multiple choice questions. This was answered by 241 graduate students, being 83 of distance learning and 158 of classroom teaching, from public and one private universities. The results showed the predominance of women, white, an average age of 23 years, at the course completion coming from traditional classroom, and 33 from distance learning. Moreover, it was noticed the predominance of professorship, especially in Secondary School and High School and monthly income of 3-4 minimum wages.

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Referências

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Publicado

2013-11-06 — Atualizado em 2021-08-04

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS