ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING

Autores

  • Marcelo Lambach Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Formação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck.

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre um processo de formação de professores de Química que atuam na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) em escolas públicas do Paraná, organizado a partir de pressupostos teórico-metodológicos freireanos. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária no qual os participantes discutiram, organizaram e desenvolveram aulas de Química. Os pressupostos analíticos da pesquisa referenciam-se na "reflexão crítica" sobre a prática docente na perspectiva freireana e na epistemologia de Ludwik Fleck. Nesse curso, foram investigados os possíveis estilos de pensamento que o coletivo docente possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como este deveria ocorrer na EJA. Foram identificados alguns dos problemas comuns à formação docente e outros à formação permanente freireana.

This article discusses the results of a research on the process of formation of Chemistry teachers who work in YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) at public schools in the state of Paraná, Brazil, organized based on Freire's theoretical and methodological assumptions. Data collection took place in a university extension course in which the participants discussed, organized and developed Chemistry classes. The analytical assumptions of the research make reference in the "critical analysis" on the teaching practices in Freire's perspective and epistemology of Ludwik Fleck. In this course, possible styles of thought that the collective of teachers had on the social role of Chemistry teaching and how this should occur in the YAE were discussed. Some of the common problems for teacher training as well as for Freirean continuing education were identified.

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Publicado

2014-02-10

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS