A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING

Autores

  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160107%20

Palavras-chave:

Leitura; Literatura; Ensino de Ciências.

Resumo

Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências.

In this paper we propose that reading and literature be used in science classes in order to contextualize scientific knowledge, for we consider that both carry historical and social brands that offer room for its transformation and expansion. We present a study with the participation of undergraduates in Biological Science involving reading and producing texts on the theory of Biological Evolution. We selected a short story called "The evolution of eggs" and the syllabus proposed for its use in order to examine the functioning of the interface between reading and literature in the production and mediation of scientific knowledge. We found some extra, intra and inter-textual aspects in relation to the text produced in addition to points and counterpoints that are relevant to the operation of reading in science teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. V.; FALCAO, J. T. R. As Teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no Brasil. Ciência e Educação, São Paulo, v. 16, p. 649-665, 2010. [ Links ]

ALMEIDA, A. V.; FALCAO, J. T. R. A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência & Educação, São Paulo, v.11, n.1, p. 17-32, 2005. [ Links ]

ALMEIDA, M.J.P.; CASSIANI, S.; e OLIVEIRA, O.B. Leitura e Escrita em Aulas de Ciências: Luz Calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras. 2008. [ Links ]

ALMEIDA, M.J.P.; CASSIANI, S.; e OLIVEIRA, O.B.; NARDI, R.; BOZELLI, F. C. A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, p. 95-109. 2009. [ Links ]

ALMEIDA, M.J.P.; CASSIANI, S.; e OLIVEIRA, O.B. SILVA, H.C. da; MACHADO, J.L.M. Condições de Produção da Leitura na educação em Física. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 5-17, 2001. [ Links ]

ALMEIDA, M.J.P.; CASSIANI, S.; e OLIVEIRA, O.B. SORPRESO, T. P. Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física. Pro-Posições, Campinas, v. 22, p. 1-12, 2011. [ Links ]

ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. Discursos de professores de ciências sobre leitura. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 121-155, 2006. [ Links ]

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. [ Links ]

BIZZO, N. M. V; EL-HANI, C. N. O Arranjo Curricular do Ensino de Evolução e as Relações Entre os Trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Revista de Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v.4, p.235-257, 2009. [ Links ]

BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas no ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseãnza de las Ciências, Vigo, v. 6, n. 1, 2007. [ Links ]

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8 ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2000. [ Links ]

CASSIANI, S; Condições de Produção de Sentidos em Textos Didáticos de Ciências. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, p. 1-14, 2006. [ Links ]

CASSIANI, S; NASCIMENTO, T. G. Um diálogo com as histórias de leituras de futuros professores de ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 17, p. 105-116, 2006. [ Links ]

COSTA, L.O.; MELO, P.L.C.; TEIXEIRA, F.M. Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica. Ciência e Educação, São Paulo, v. 17, p. 115-128, 2011. [ Links ]

DA-GLORIA, P. Seria a teoria da evolução darwiniana domínio exclusivo dos biólogos? Implicações da evolução biológica para as ciências humanas. Revista da Biologia. São Paulo, v. 3, p.1-5, 2009. [ Links ]

DIAS, R. H.A.; ALMEIDA, M.J. P. M. A Repetição em Interpretações de Licenciandos em Física ao Lerem as Revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, p. 51-64, 2010. [ Links ]

FERREIRA, L.N.A; QUEIROZ, S. L. Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência e Educação, São Paulo, v. 17, p. 541-558, 2011. [ Links ]

FUTUYMA D. J. Evolução, ciência e sociedade: 48º Congresso Nacional de Genética. Ed. Exclusiva. São Paulo: SBG, 2002. [ Links ]

GALLO, S. L. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Blumenau: Nova Letra, 2008. [ Links ]

GIRALDELLI, C.G. C. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura Coletiva de um Texto de Literatura Infantil no Ensino Fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2008. [ Links ]

GOEDERT, L. A formação do professor da UFSC e o ensino de evolução biológica. 2004.122f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2004. [ Links ]

LAJOLO, M. O que é literatura. 12ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. [ Links ]

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. [ Links ]

MAGNANI, M.R.M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto (2001). 1ª Reimpressão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011. [ Links ]

MEGHLIORATTI. F.A. História da construção do conceito de evolução biológica: possibilidades de uma percepção dinâmica das ciências pelos professores de biologia. 2004. 272f. Dissertação (Mestrado no Ensino de Ciências) - Faculdade de Ciências, Universidade da Universidade Estadual Paulista, Bauru: 2004. [ Links ]

MICHINEL, J. L; Condiciones de producción de la lectura e implicaciones para la enseñanza de física en la universidad. Pro-Posições, Campinas, FE, UNICAMP, Campinas, v. 17, n. 1, p. 49, 2006. [ Links ]

NASCIMENTO, T. G.; MARTINS, I. Leituras de textos da Revista Ciência em Tela por professores de ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, p. 1-25, 2011. [ Links ]

OLEQUES, L.C.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L.; BOER, N. Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 10, p. 243-264, 2011. [ Links ]

ORLANDI, E. Discurso e leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. [ Links ]

ORLANDI, E. A. Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso, 4ª ed. Campinas: Pontes, 2006. [ Links ]

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003. [ Links ]

ORLANDI, E. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. [ Links ]

OLIVEIRA, O. B. Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências. Pro-Posições, Campinas, v.22, n.1, p. 71-82, 2011. [ Links ]

PALCHA, L. S. A leitura e as formações discursivas na formação docente: entre o discurso da evolução biológica e as estratégias no ensino de ciências. 2012. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2012. [ Links ]

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009. [ Links ]

PORTO, P. R. A.; FALCAO, E. B. M. Teorias da origem e evolução da vida: dilemas e desafios no ensino médio. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 2010. [ Links ]

SEPÚLVEDA, C.; EL-HANI, C. N. Quando Visões de Mundo se Encontram: Religião e Ciência na Trajetória de Formação de Alunos Protestantes de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre. v. 9, n. 2, p. 137-175, 2004. [ Links ]

SILVA, H.C.; ALMEIDA, M.J. P. M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de física, Vigo, vol. 4, n. 3, p. 1-25, 2005. [ Links ]

ZANOTELLO, M.; Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do ensino superior. Ciência e Educação, São Paulo, v. 17, p. 987-1013, 2011. [ Links ]

Downloads

Publicado

2013-11-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS