O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS

SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT

Autores

  • Cleise Helen Botelho Koeppe Rede Municipal de Ensino de Gravataí
  • Regina Maria Rabello Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160108%20

Palavras-chave:

Representações; Educação em Ciências; Etnias Indígenas Brasileiras Contemporâneas.

Resumo

As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua.

The school representations of indigenous peoples perpetuate historical social practices. The construction of a civic conception regarding these groups demands identification, questioning and reformulation of such representations in the school environment. In this article, we discuss the process of representational reformulation starting from curricular activities in science, developed with a group of elementary school students. The same aims to demystify the concepts associated with indigenous groups. At the end of this research, new concepts were developed by students in a contextualized educational perspective, leading to the conclusion that conceptual elaboration is idiosyncratic and continuous.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 49, p. 51-54.maio 1984. [ Links ]

ARRUDA, A. O ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro: negociando a diferença. In: ARRUDA, A. (Org.) Representando a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. [ Links ]

BACHELARD. G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. [ Links ]

BACHELARD G. Epistemologia. Textos organizados por Dominique Lecourt. Lisboa: Setenta, 1971. [ Links ]

BANIWA, G. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/UNESCO. 2006. [ Links ]

BAPTISTA, G. C. S. A contribuição da etnobiologia para o ensino e a aprendizagem de ciências: estudo de caso em uma escola pública do estado da Bahia. 2007. 188f. Dissertação de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. [ Links ]

BAPTISTA, G. C. S.Conhecimentos prévios sobre a natureza, prática de ensino e formação docente em ciências. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, Salvador, 2006. v. 15, n.º 26, p. 199-210. [ Links ]

BARTHES, R. Elementos de semiologia. São Paulo, Cultrix, 1971. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997. [ Links ]

BRASIL. Lei 11.645/ 08. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 2 de jun. 2011.s/d [ Links ]

BRASIL. Programa de Desenvolvimento Continuado: construindo valores na escola e na sociedade: relações étnico-raciais e de gênero- Módulos: 1, 2, 3 e 4. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. [ Links ]

CAMPOS, M.D. Sulearium: sociedade e natureza: da etnociência à etnografia de saberes.1995. Disponível em: <http://www.sulear.com.br/texto04.pdf>. Acesso em: 11 de nov. 2012. [ Links ]

CHAUÍ, M. S. 500 Anos - Caminhos da Memória, Trilhas do Futuro. In: GRUPIONI, L.D.B. Índios no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1994. [ Links ]

DESCOLA, P.Estrutura ou Sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana. vol. 4, n.1, p. 23-45, 1998. [ Links ]

DIEGUES, A. C. Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. São Paulo: USP, 2000. [ Links ]

FOCALIZA ISSO! Dicionário de significado de nomes. Disponível em: <http://www.focalizaisso.com.br/component/ option,com_name_meaning/Itemid,77/task,search/origin,12/> . Acesso em: 10 mar. 2011.s/d [ Links ]

HALL, S. The work of representation. In: HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/The Open University, 1997. [ Links ]

GRAY, A. O impacto da conservação da biodiversidade sobre os povos indígenas. In: SILVA, A. L; GRUPIONI, L.D.B. (Org) A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2° graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, p. 109-128, 1995. [ Links ]

GRAY, A. As sociedades indígenas no Brasil através de uma exposição integrada. In: GRUPIONI, L.D.B.Índios no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, p. 13-28, 1994. [ Links ]

GRUPIONI, L.D.B. Índios: passado, presente e futuro. In:. BRASIL Índios no Brasil. 2001. Cadernos da TV Escola. p. 07-36. 2001 [ Links ]

GUSMÃO, N. M. M. de. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. 1999. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p.41-78, jul. [ Links ]

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População indígena. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza. php?id_noticia=2119&id_ pagina=1>. Acesso em: 17 ago. 2012.s/d [ Links ]

KOEPPE, C. H. B.; LAHM, R. A.; BORGES, R. M. Usina hidrelétrica de Belo Monte: uma polêmica atual para despertar a educação ambiental crítica. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.8. n.1. p. 17-28, abr. 2013. [ Links ]

KREUTZ, L. Identidade étnica e processo escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.107, p.79-96, jul.1999. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. [ Links ]

NOVAES, A. (Org). A outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. [ Links ]

PASTORIZA, B. Representações escolares: produção e constituição de formas de conhecimento em educação em ciências. 2011. 167 f. Dissertação (Mestrado em educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. [ Links ]

POSEY, D. Introdução - Etnobiologia: teoría e prática. In: RIBEIRO, B. (Org.) Suma etnológica brasileira: 1 Etnobiologia. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 15- 25. [ Links ]

RIBEIRO, B. A contribuição dos povos indígenas à cultura brasileira. In: SILVA, A. L.; GRUPIONI, L.D. B. (Org.) A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1 e 2 graus. Brasília: MEC/Mari/UNESCO, 1995. p. 197 -219. [ Links ]

SANTOS, J. M.; LAHM, R. A., BORGES, R. M.R. O sensoriamento remoto como recurso para a Educação Cientifica e Tecnológica. In: BORGES, R. M. R; BASSO, N. R.; ROCHA FILHO, J. B. Propostas interativas na educação científica e tecnológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. [ Links ]

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, 2004. v. 10, n. 1, p. 133-47. [ Links ]

TASSINARI, A. M. I. Sociedades indígenas: introdução ao tema da diversidade cultural. In: SILVA, A. L; GRUPIONI, L. D. B. (Org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1 e 2 graus. Brasília: MEC/Mari/UNESCO, 1995. p. 445-479. [ Links ]

TREZ, T.A. Feyerabend, interculturalismo e etnobiologia: algumas possíveis articulações no ensino de Biologia. Biotemas, Florianópolis, 2011. n. 24. Vol.3. p.129-140. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-02-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS