CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM CURSO A DISTÂNCIA: UM CASO DE HIBRIDISMO

THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING IDENTITY OF A STUDENT FROM A BIOLOGY PRE-SERVICE TEACHING DISTANCE COURSE: A CASE OF HYBRIDISM

Autores

  • Mara Lúcia Rodrigues Costa Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)
  • Flavia Rezende Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160110%20

Palavras-chave:

Identidade Docente; Licenciatura em Ciências Biológicas; Educação a Distância; Hibridismo.

Resumo

Partindo da compreensão da formação da identidade docente como entrelaçada às interações sociais nos diversos contextos, ampliamos esse pressuposto, articulando-o à abordagem da produção da identidade cultural, que ressalta sua relação constitutiva com a linguagem. A partir desse percurso, compomos um quadro teórico incorporando conceitos da filosofia da linguagem. Buscamos investigar, por meio de entrevista, a construção discursiva da identidade docente de um estudante do último período de um curso a distância de licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando um dispositivo analítico Bakhtiniano. Concluímos que a construção discursiva da identidade docente do estudante caracteriza-se por hibridismo, o que pode estar relacionado, principalmente, ao seu apego à identidade profissional de extensionista rural manifestado de várias formas ao longo da entrevista.

Starting from the understanding of the formation of the teaching identity as interlaced with social interactions in different contexts, we have extended such an assumption, coordinating it to the production of cultural identity approach, which emphasizes its constitutive relationship with language. From this path, we composed a theoretical framework incorporating concepts of philosophy of language. We seek to investigate, through interviews, the discursive construction of the teaching identity of a student from the last period of a distance course degree in Biological Sciences. This was carried out by using a Bakhtinian analytical device. We conclude that the discursive construction of teaching identity of the student analyzed is characterized by hybridism, which may be related primarily to his attachment to the professional identity of rural extension educator manifested in various ways throughout the interview.

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Publicado

2014-01-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS