A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO

RESEARCH AS A POSSIBILITY OF REINTERPRETATION OF TEACHING IN RURAL SCHOOLS

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
  • Simone Albuquerque da Rocha Universidade Federal de Mato Grosso (UFTM)
  • Josenilde Nogueira Paniago Rede de Educação Básica de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160111%20

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; Ensino Fundamental; Pesquisa; Educação no/do Campo.

Resumo

Este trabalho trata de investigação realizada em uma escola do campo, em Mato Grosso, com professores e alunos da Educação Básica, e objetivou analisar a possibilidade da ressignificação da prática de ensino de Ciências e de Matemática, utilizando a pesquisa no coletivo escolar como ferramenta pedagógica. A investigação realizada a partir da abordagem qualitativa, tendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas como instrumentos, apontou a formação do professor para a pesquisa como possibilidade significativa para a problematização, intervenção, transformação das questões socioambientais, contradições sociais da vida do campo e ressignificação das práticas de ensino.

This paper is a survey conducted in a rural school with teachers and students of Grammar School in the state of Mato Grosso, Brazil. This study aimed to analyze the possibility of reframing the practice of teaching Science and Mathematics by using research within the school community as a pedagogical tool. The research uses a qualitative approach along with participative observation, a field diary and interviews, determining that a teacher with training of research is a significant opportunity for fostering inquiry, intervention, transformation of environmental issues and the social contradictions of rural life as well as the reframing of teaching practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. (org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2006. [ Links ]

ARMANDO, S. M.; BUENO, Y. M.; CAVALCANTE, C. H. Agrofloresta para agricultura familiar. Circular técnica da Embrapa, Brasília, n. 16, dezembro, 2003. [ Links ]

ARROYO, Miguel. G. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M.G, CALDART, R.S., MOLINA, M.C (orgs.) Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. [ Links ]

BOGDAN, R e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1999. [ Links ]

BRASIL, Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior. Brasília: MEC, 2000. [ Links ]

CHALMERS, A.F. A Fabricação da Ciência, São Paulo: Editora da Unesp, 1999. [ Links ]

D`AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1999. [ Links ]

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas. São Paulo. Autores Associados, 1998. [ Links ]

ELLIOT, J. La investigación-acción em educación. Madrid: Vozes, 2000 [ Links ]

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502,2005. [ Links ]

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. São Paulo: Paz e terra, 2005 [ Links ]

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e terra, 2002. [ Links ]

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13 ed. São Paulo, Paz e terra: 2006. [ Links ]

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos teóricos e metodológicos. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2007. [ Links ]

FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. [ Links ]

KINCHELOE, J. L. Pesquisa-ação, reforma educacional e pensamento do professor. In: A formação do professor como compromisso político: mapeando o Pós-Moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 179 -197. [ Links ]

LUDKE, Menga. O professor e a pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001. [ Links ]

LUDKE, M. (coord.); OLIVEIRA, A.T.C. {et al.}. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009. [ Links ]

MOLINA, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20/12/2007. [ Links ]

PANIAGO, R. Professores do Campo e a pesquisa no cotidiano escolar em Mato Grosso. 2008. 134f. Dissertação (mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2008. [ Links ]

PANIAGO, R; ROCHA, S, A. Etnomatemática e Educação do Campo: caminhos para a aprendizagem significativa da pesquisa na formação profissional. In: GHEDIN, E (org.). Educação do Campo: Epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012, p 395-410. [ Links ]

PEREIRA, J. E; ZEINCHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. [ Links ]

ROCHA, Simone de Albuquerque. Os professores leigos e o Proformação: uma alternativa possível a partir do projeto piloto de Mato Grosso. Orientador: Cleide Nébias. 2001. 331 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2001. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, set./dez. 2007. [ Links ]

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1997. [ Links ]

STENHOUSE. Investigación y dessarrollo del curriculum. Madri: Morata, 1987. [ Links ]

TRIVELATO, S. L. F. O Ensino de Ciências e as Preocupações com as Relações CTS. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 43-54, mar-set/2000, 2000. [ Links ]

Downloads

Publicado

2014-01-23

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS