EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DA ATIVIDADE SÓCIO-CULTURAL-HISTÓRICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO SOBRE TENSÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA

SCIENCE EDUCATION AND THE CULTURAL-HISTORICAL ACTIVITY THEORY: CONTRIBUTIONS TO THE REFLECTION ON TENSIONS IN EDUCATIONAL PRACTICE

Autores

  • Juliano Camillo Universidade de São Paulo (USP)
  • Cristiano Mattos Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172014160113%20

Palavras-chave:

Teoria da Atividade; Ensino-aprendizagem; Formação do Indivíduo; Lógica Dialética.

Resumo

A Teoria da Atividade tem sua origem nos trabalhos de Vigotski e hoje abrange os mais variados campos do saber. Muitas pesquisas no campo da educação em ciências vêm utilizando referências dessa perspectiva, porém, como apontam alguns autores, seu potencial de uso está longe de ser alcançado. Para ampliar a discussão em torno dessa perspectiva teórica, apresentaremos alguns pressupostos da Teoria da Atividade Cultural-Histórica no contexto da educação em ciências. Faremos isso por meio da introdução de três categorias - relação entre o individual e o coletivo, conteúdo da atividade educacional e resultado esperado para a atividade educacional - que permitem explicitar certas tensões que se apresentam nesse tipo de prática educativa e que, segundo nosso ponto de vista, correspondem a contradições que necessitam ser superadas. As questões apresentadas não se esgotam aqui e esperamos que se tornem pontos para futuras discussões em torno dessa temática.

Activity Theory has its origins in the works by Vygotsky and currently spans diverse fields of knowledge. Recently, much of Science Education research have used Socio-Cultural-Historical references, however their potential use is far from being achieved. To broaden the discussion around this theoretical perspective, we present some principles of the Cultural-Historical Activity Theory in the context of Science Education. This is carried out through the making of three explicit categories - the relationship between the individual and the collective, the content of educational activity and the expected result for the educational activity. This allows the clarification of certain tensions that arise in this type of educational practice and, according to our point of view, they correspond to contradictions that need to be overcome. The questions presented here are not exhausted and we expect them to become elements for future debate on this matter.

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Publicado

2014-02-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS