PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA

PUPILS' PERCEPTIONS ON THE USE OF INQUIRY ACTIVITIES IN CHEMISTRY LESSONS

Autores

  • Carla Maria Matoso Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)
  • Ana Maria Martins da Silva Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720130150202

Palavras-chave:

Educação em Ciências; Tarefa de Investigação; Percepções dos Alunos.

Resumo

Neste estudo se pretende descrever as mudanças ocorridas nas percepções dos alunos quando utilizam tarefas de investigação no ensino das Reações Químicas. Participam alunos de quatro turmas do 8° ano de escolaridade. A recolha de dados se processa por aplicação de questionários, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Recorre-se à análise de conteúdo das transcrições das entrevistas e dos documentos escritos e ao tratamento estatístico dos dados obtidos por meio dos questionários. Os resultados obtidos evidenciam mudanças no que diz respeito ao papel do aluno, nomeadamente na troca de ideias, na participação nas tarefas e no trabalho de grupo. Essas alterações estão também relacionadas com o modo de aprender, designadamente na pesquisa de informação, planificação e realização de experiências.

This study aims at describing changes occurring in the pupils' perceptions when scientific inquiry is used on the subject Chemical Reactions. Four classes of 8th grade students participate in this study. Several instruments to collect data are used: questionnaires about the pupils' perceptions, focus group interviews and written documents. A content analysis of interview transcriptions and written documents was carried out, as well as a statistical analysis of the data obtained from the questionnaires. The results show changes in perceptions regarding the role of the pupils, particularly in the exchange of ideas, participation in the tasks and the work of the group. These changes are also related to the way the pupils learn, in particular in the search for information, planning and conducting experiments.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, R. D. Reforming Science Teaching: what research says about inquiry.Journal of Science Teacher Education, v. 13, n. 1, p. 1-12, 2002.

BAPTISTA, M. Avaliação formativa como processo de regulação das actividades em actividade de investigação sobre o som: um estudo com alunos do 8° ano de escolaridade. Baptista, M. Dissertação de Mestrado em Física para o Ensino. Departamento de Física da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2006.(2006)

BAPTISTA, M.; FREIRE, A. Investigações em aulas de ciências Físico-Químicas: mudança nas percepções de alunos do 8° ano relativamente ao Ensino e Avaliação. Investigação em Educação, v. 5, p. 237-257, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2008. 281 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação.1.ed. Porto: Porto Editora, 2006. 336 p.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. (2004). Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

CONBOY, J. E. Algumas medidas típicas univariadas da magnitude do efeito. Análise Psicológica, v. 2, n. XXI, p. 145-158, 2003.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications. 2003. 246 p.

CUNHA, M. J. C. N. D. Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8° ano de escolaridade. Cunha, M. Dissertação de Mestrado em Educação, Didática das Ciências. Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.(2009)

EDELSON, D. C.; REISER, B. J. Making Authentic Practices Accessible to Learners. In: SAWYER, R. K. (Ed.). The Cambridge Handbook for the Learning Sciences. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 335-354.

FREIRE, A. M. Mudança de concepções de ensino dos professores num processo de reforma curricular. In: MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, Departamento da Educação Básica (Ed.). Flexibilidade curricular, cidadania e comunicação. Lisboa: DEB, 2004. p. 265-280.

GALVÃO, C. et al. Ciências Física e Naturais. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Ed.). Currículo nacional do ensino básico: competências essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 2001. p. 127-146.

GALVÃO, C. et al. Ciências Físicas e Naturais: orientações curriculares para o 3° ciclo do ensino básico.Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 2002. 42 p.

HODSON, D. Teaching and learning sicence: towards a personalized approach. 1. ed. Buckingham/ Philadelphia: Open University Press. 1998. 200 p.

JOHNSON, B.; TURNER, L. A. Data collection strategies in mixed methods research. In:TASHAKKORI, A.; TEDDLIE, C. (Eds.). Handbook of Mixed Methods in Social & Behavioral Research. 1. ed. Thousand Oaks: Sage, 2003. p. 297-320.

JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: a research paradigm whose time has come. Educational Researcher, v. 3, n. 7, p. 14-26. 2004.

KINCHIN, I. Investigating students' beliefs about their preferred role as learners. Educational Research, v. 46, n. 3, p. 301-312. 2004.

KRAJCIK, J. et al. Inquiry in project-based Science classrooms: initial attempts by middle school students. Journal of the Learning Sciences, v. 7, n. 3, p. 313-350, 1998.

KRUEGER, R. A.; CASEY, M. A. Focus groups: a practical guide for applied research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications. 2000. 215 p.

LAWRENZ, F.; HUFFMAN, D.; ROBEY, J. Relationships among student, teacher and observer perceptions of science classrooms and student achievement. International Journal of Science Education, v. 25, n. 3, p. 409-420, 2003.

MCCOMAS, W. Laboratory instruction in the service of science teaching and learning: reinventing and reinvigorating the laboratory experience. Science Teacher, v.72, n. 7, p. 24-29, 2005.

MCINTYRE, D.; Pedder, D.; RUDDUCK, J. Pupil voice: comfortable and uncomfortable learnings for teachers. Research Papers in Education, v. 20, n. 2, p. 149-168, 2005.

MEADOWS, L. Change in Secondary Science Settings: a voice from the field. In: GUESS-NEWSOME, J.; LUFTF, J. A.; BELL, R. L. (Eds.). Reforming Science Instruction. 1. ed. Washington, DC: NSTA Press, 2009. p. 3-12.

MILLAR, R.; OSBORNE, J. (Eds.). Beyond 2000: science education for the future. London: King's College London, 1998. 32 p.

MINNER, D. D.; LEVY, A. J.; CENTURY, J. (2010). Inquiry-based science instruction-what is it and does it matter? Results from a research synthesis years 1984 to 2002. Journal of Research in Science Teaching., v 47, n. 4, p. 474-496, 2010.

NRC (National Research Council). National Science Education Standards: observe, interact, change, learn. Alexandria, Virginia: National Academy Press, 1996. 262 p.

NRC (National Research Council). Inquiry and the national science education standards: a guide for teaching and learning. Washington, D.C: National Academy Press, 2000. 202 p.

OSBORNE, J. et al. What "ideas-about-science" should be taught in school science? A Delphi study of the expert community., Journal of Research in Science Teaching v. 40, n. 7, p. 692-720, 2003.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.Ciência-tecnologia-sociedade: um compromisso ético. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia y Sociedad, v 6, n. 2, p. 173-194, 2005.

STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. M. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998. 312 p.

TEDDLIE, C.; TASHAKKORI, A.Major issues and controversies in the use of mixed methods in the social behaviorial sciences. In: TASHAKKORI, A.& TEDDLIE, C. (Eds.). Handbook of mixed methods in social & behavioral Research. Thousand Oaks: Sage, 2003. p. 3-50.

TSAI, C. Taiwanese science students' and teachers' perceptions of the laboratory learning environments: exploring epistemological gaps., International Journal of Science Education v. 25, n. 7, p. 847-860, 2003.

WELLINGTON, J. Investigations in science. In: WELLINGTON, J.(Ed.). Teaching and learning secondary science: contemporary issues and practical approaches. London & New York: Routledge. 2000. p. 156-165.

Downloads

Publicado

2013-03-08 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS