A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA

SCIENCE EDUCATION AS AN ELEMENT OF HUMAN DEVELOPMENT: A DISCURSIVE PERSPECTIVE

Autores

  • Carmen Irene Correia de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207

Palavras-chave:

Cultura Científica; Educação Científica; Análise do Discurso.

Resumo

O artigo discute a produção discursiva sobre educação científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos. Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações discursivas engendradas na articulação ensino-tecnologia-ciência.

The article discusses the discursive production of science education considering the network of meanings formed by notions of scientific culture, dissemination, popularization and scientific literacy. An analysis was carried out on the document Cultura Científica: um direito de todos (Scientific Culture: a right of all). We adopt the French theoretical and methodological framework of discourse analysis, and a literature review of such notions was conducted. In the survey of the keywords scientific culture, scientific literacy, science education and popularization of science, we focused on the Presentation of the document and on the articles in which these terms are present. A reading of the articles will indicate that the issue of scientific culture is strongly linked to education, causing the arguments to be constructed in the context of discursive formations engendered in the teaching-science- technology.

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Publicado

2012-11-24 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS