O ENREDO DA EXPERIMENTAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS OU REPRODUÇÃO DE TEORIAS E VERDADES CIENTÍFICAS?

EXPERIMENTATION PLOT IN TEXTBOOKS: KNOWLEDGE CONSTRUCTION OR THEORIES AND SCIENTIFIC TRUTH’S REPRODUCTION?

Autores

  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Lenice Heloísa de Arruda Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150210

Palavras-chave:

Livro Didático; Formação de Professores; Ensino de Ciências.

Resumo

Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceituai de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela frequência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão- na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada.

The problem that involves research on textbooks is recurrent, but lacks new meanings through research. This work sought to advance the discussion of interfaces that the textbook plays in conceptual production in science, pedagogical practices proposition, ideologies and production of conceptions about science and science education. To this end, we used qualitative research with documentary analysis to examine content through thematic categorization. We analyzed ten Science textbooks from different series, authors and collections, cataloged and in use at the Book Bank at public schools in Dourados-MS. The majority of the analysis revealed the presence of the category that expresses a reproductionist science vision in most of the textbooks frequency of 9:10. From the main issue binds the understanding that the books have taken the reproduction of scientific truths and generally compromising the construction of scientific knowledge in school. We found that the speech of the books's plot is authoritarian, and it strengthens the simplistic view of teaching and as logical positivism as conception of science. The conclusion points to the need to rethink the production modes of teaching in Sciences, a public policies review and reflection-in-action teaching staff through effective discussion about the textbook in programs of initial and ongoing training.

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Publicado

2012-11-01 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS