ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS

Autores

  • Elifas Levi da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Jesuina Lopes de Almeida Pacca Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130303

Palavras-chave:

Formação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.

Resumo

Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes.

In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria.

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Referências

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Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS