ÉTICA, CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

ETHICS, SCIENCE AND TEACHER EDUCATION: THE SCHOOL IN CONTEMPORARY SOCIETY

Autores

  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130304

Palavras-chave:

Ética; Ciência; Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo, resultante de em uma pesquisa qualitativa cujo instrumento foi a revisão bibliográfica, aborda, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e os conceitos de ética, direcionamentos para a formação de professores e para sua atuação na escola contemporânea. O texto, fundamentado nos apontamentos sobre a ciência e a ética, traz para discussão o papel da escola no processo de formação do indivíduo, considerado produtor e inserido em uma sociedade tecnológica atravancada por discussões de caráter ético. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de formação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.

This paper is the result of a qualitative research based on review of the literature, and discusses, from reflections on the development of science and concepts of ethics, directions for teacher formation and their role in contemporary school. The paper, based on notes about science and ethics, brings to discussion the role of school on the formation of individuals, as a producer and inserted within a technological society hampered by ethical discussions. The analysis indicated the need to incorporate ethics into the processes of science structuring and teacher formation with greater intensity, which is a way to increase its presence in everyday school life.

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Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS