EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O PAPEL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA CAPACITAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES

INCLUSIVE EDUCATION AND SCIENCE TEACHER TRAINING: THE ROLE OF UNIVERSITIES IN THE PREPARATION OF FUTURE TEACHERS

Autores

  • Mayara Lustosa Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Thiago Lopes Rocha Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130307

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Licenciaturas; Currículo.

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE's) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE's? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.

The inclusion of students with special educational needs (SEN) in the regular education system is today the main guideline for public policies on education at federal, state and municipal levels. However, are graduate students from higher education institutions actually prepared to provide adequate care for people with SEN? To answer this question we investigated the views of students in the second and last terms from Physics, Chemistry and Biology undergraduate programs to determine their perception on inclusive education and the lack of courses in the field in federal universities undergraduate programs.

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Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS