DISCURSOS EPISTEMOLÓGICOS DE AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS DE RACIONALIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA
EPISTEMOLOGICAL DISCOURSES OF AFFECTION AS PRINCIPLES OF RATIONALITY FOR SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172011130311Palavras-chave:
Afetividade; Epistemologia; Educação Científica e Matemática.Resumo
Este ensaio tem como objetivo a compreensão e o estudo do papel da afetividade no processo de cognição, sob uma perspectiva voltada para valorização de aspectos indissociáveis do sujeito epistêmico, admitindo que este se constrói e constrói conhecimento em diversos domínios de raciocínio, inclusive emocionais. Para subsidiar a discussão no âmbito da Educação Científica e Matemática, reunimos relatos de docentes nos quais fica evidente que a afetividade influenciou o processo de ensino e aprendizagem. Partindo das narrativas e de diversas contribuições teóricas, buscamos evidenciar discursos epistemológicos e configurá-los como princípios de racionalidade para a Educação Científica e Matemática, sustentando como tese principal a imbricação da razão com a afetividade no caminho do conhecer.
This essay aims to analyze and study the role of affection in cognitive processes from a perspective focused on appreciation of inseparable aspects of the epistemic subject, acknowledging that he develops himself and develops knowledge in various reasoning levels, including emotional ones. To support the discussion in Science and Mathematics Education, we gathered teacher reports that show that affection influenced both teaching and learning processes. From narratives and several theoretical contributions, we aimed to emphasize epistemological discourses and establish them as principles of rationality for Science and Mathematics Education, supporting the thesis of the overlap between reason and affection in the path of knowing.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. R. et al. Afetividade e aprendizagem: o que dizem algumas pesquisas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 9, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ABRAPEE, 2009.
AMATUZZI, M. M. Investigação do humano. In: AMATUZZI, M. M. Por uma Psicologia Humana. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2008, p.45-51.
ANDRADE, P. E.; PRADO, P. S. T. Psicologia e Neurociência cognitivas: alguns avanços recentes e implicações para a educação. Revista Interação em Psicologia, v.7, n.2, p.73-80, dez, 2003.
ARANTES, V. A. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur, n.23, 2003. Disponível em <http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm>. Acesso em: 2 abr. 2010.
BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. São Carlos: UFSCar, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
CAGNIN, S. Algumas contribuições das neurociências para o estudo da relação entre o afeto e a cognição. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.8, n.2, p. 473-504, ago, 2008.
CERQUEIRA, T. C. S. O professor em sala de aula: reflexão sobre estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v.7, n.1, p.29-38, jun, 2006.
CUSTÓDIO, J. F. Explicando Explicações na Educação Científica: Domínio Cognitivo, Status Afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 236f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DANTAS, H. A afetividade e a Construção do Sujeito na Psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992, p.85-100.
DE PAULA, A. L. B.; CUNHA, A. M. O. As relações afetivas na sala de aula como fatores motivacionais para a aprendizagem dos conteúdos de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3, 2001Atibaia, Anais... Atibaia: ABRAPEC, 2001.
KENSKI, V. M. O Papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (orgs.) Ensinar & Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2002, p.95-106.
LEITE, S. A.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (orgs) Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MONTEIRO, I. C. C.; GASPAR, A. Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n.1, p.71-84, mar, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2005.
NEUBERN, M. S. As emoções como caminho para uma Epistemologia Complexa da Psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.16, n.2, p.153-164, ago, 2000.
OLIVEIRA, M. K. O Problema da Afetividade em Vygotsky. In: LA TAILLE, Y.;OLIVEIRA, M. K. DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992, p.75-84.
PEDRO, A. Discussões éticas, neurociências, emoção e razão. Interacções, n.5, p.4-13, 2007.
PIETROCOLA, M.; PINHEIRO, T. F. Modelos e afetividade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8, 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBF, 2000.
RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRISPUN, M. P. S. (org.) Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001, p.75-129.
RODRIGUES, S. A.; GARMS, G. M. Z. Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente. Série Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, n.23, p.31-41, jun, 2007.
SANTANA, S. M.; ROAZZI, A.; DIAS, M. G. B. B. Paradigmas do desenvolvimento cognitivo: uma breve retrospectiva. Estudos de Psicologia, v.11, n.1, p.71-78, abr, 2006.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2003a.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003b.
SANTOS, F. M. T. As emoções nas interações e a aprendizagem significativa. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, n.2, p.151-161, 2007.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais. Ciências & Cognição, v.13, n.3, p.120-136, nov, 2008.
ULLER, W. Afetividade e cognição no Ensino Médio: a desconstrução do racionalismo pedagógico. 2006. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2006.
VITKOWSKI, J. R. Epistemologia e educação: conhecimento para uma vida decente. Analecta, v.5, n.1, p.9-22, jun, 2004.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.