LEITURAS DE TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA EM TELA POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS

READING TEXTS FROM A TEACHER EDUCATION JOURNAL (CIÊNCIA EM TELA) BY SCIENCE TEACHERS

Autores

  • Tatiana Galieta Nascimento Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130313

Palavras-chave:

Leitura; Oficina Pedagógica; Educação em Ciências.

Resumo

O presente trabalho desenvolve-se a partir de uma oficina pedagógica oferecida pelo NUTES/UFRJ para professores de ciências. O objetivo central do estudo é discutir o sentido que professores atribuem às visões e contribuições propostas por vários perfis de educadores em ciências no contexto da revista Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), a partir da investigação do processo de leitura e de resenha de textos nela publicados, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, como desenvolvida por Pêcheux e Orlandi. A análise dos resultados aponta que as condições de produção envolvidas nas escolhas e nas leituras dos textos remetem a aspectos como: demanda por atualização, utilização dos textos como ferramenta didática e necessidade específica de elaboração de textos. Foram ainda observados os intertextos e o estabelecimento de interpretações parafrásticas e polissêmicas, bem como os movimentos de apropriação dos textos que foram resenhados pelos professores.

This study was born out of a pedagogical workshop for Science teachers. The main goal of the study was to discuss meanings attributed by teachers to views expressed in texts written by authors from different academic and Professional backgrounds and published at Ciência em Tela (www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br), an on-line teacher education journal. The investigation involved the analysis of teachers' readings and of reviews they wrote about texts published in the journal under the theoretical and methodological framework of discourse analysis, as developed by Pêcheux and Orlandi. The results indicate that production conditions involved both in teachers' choices and readings relate to aspects such as: demand for professional development, use of texts as teaching resources and specific needs involved in text production. The analysis also discussed intertexts, parphrastic and polysemic interpretations, in addition to appropriation moves of the texts reviewed by teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIB, M. L. V. dos Santos; FANTINI, E. G. e GALINDO DE OLIVEIRA, M. A. Programa de cooperação entre universidade e escolas: repercussões no ensino de ciências em escolas do ensino fundamental. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, p. 1-5, 2005. Disponível em <http://www.ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/material/ultimas/672.pdf>. Acesso em 13 de setembro de 2009.

ALMEIDA, M. J. P. M. e SILVA, H. C. (Orgs.) Textos de Palestras e Sessões Temáticas III Encontro Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas, SP: Gráfica FE/ UNICAMP, 2000.

BONATTO, M. P. Jogando se aprende ciência? E a ciência. É um jogo? Reflexões e desafios para o educador em ciências. Ciência em Tela, v.1, n.1, p.1-9, 2008. Disponível em: <http://www.cienciaemtela. nutes.ufrj.br/>. Acesso em 23 de março de 2008.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.

FONSECA, L. C. de S. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Religião e ciência encontram-se nas aulas de ciências na escola pública. Ciência em Tela, v.1, n.1, p.1-10, 2008. Disponível em: <http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/>. Acesso em 23 de março de 2008.

JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B. e MEGID NETO, J. Experiências de Formação de Professores em Centros e Museus de Ciências no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.1, p. 118-136, 2009. Disponível em <http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen8/ ART7_Vol8_N1.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2009.

MARTINS, I. Dados como diálogo: construindo dados a partir de registros de observações de sala de aula. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos e GRECA, Ileana María (Orgs.) A Pesquisa em Ensino de Ciência no Brasil e suas Metodologias. 1. ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2006, p. 297-321.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes. 4. ed., 2002.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1993

ORLANDI, E. P. As histórias das leituras. Leitura: teoria & prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, Ano 3, p. 7-9, jul. 1984.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. SEPULVEDA, C. Limites e perspectivas da formação continuada dos professores de ciências: experiência no programa Pró-Ciências CAPES/UEFS. Revista da FAEEBA, n. 14, p. 159-176, 2001.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE