INTERAÇÃO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A WEB-RÁDIO
MUSIC AND TECHNOLOGY INTERACTION FOR BIOLOGY TEACHING: AN EXPERIMENT USING WEB RADIO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172011130314Palavras-chave:
Música; Tecnologia; Web-rádio.Resumo
A internet e a música estão presentes no cotidiano de grande parte da população brasileira, porém ainda são pouco exploradas como um subsídio para o ensino de conceitos biológicos e para a popularização da ciência. Este texto foi elaborado a partir da pesquisa qualitativa do mestrado profissional em ensino de Ciências da UTFPR e discorre sobre uma experiência de utilização da música, aliada à tecnologia da web-rádio, como ferramenta didática de Biologia e sua influência no processo de ensino-aprendizagem, de alunos da rede pública de ensino. A experiência constituiu-se no estudo, a partir da letra de músicas, dos conceitos e conteúdos apresentados. Após essa atividade, foi realizada uma transmissão ao vivo em um programa de web-rádio, com a participação voluntária dos alunos, por meio do qual foram verificados a catarse e o retorno à prática social. Foi feita ainda a interação on-line com internautas, aplicando os conceitos da disciplina no programa de rádio.
The Internet and music are present in everyday life of most of the Brazilian population, but are still little explored as a tool for teaching biological concepts and popularization of science. This study is the result of a qualitative research developed in the Professional Master's Program in Science Teaching at UTFPR. The aim of the study is to present an experiment of the use of music combined with web radio technology as a didactic tool in Biology education for public school students. First the students discussed concepts and topics in lyrics. Then, a live broadcast was conducted in a web radio program with voluntary participation of students to examine the catharsis and return to social practice.
Downloads
Referências
AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. A escola e as tecnologias. Revista Ibero-americana de Educación, v. 45, n. 6, p. 1-11, abr. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/expe/2378Amaral.pdf> Acesso em 17 fev. 2009.
ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2. p. 176-194, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em 14 set. 2009.
CHÍRICO, S. M. M. A música no cotidiano de sala de aula do professor de história. Educação Pública. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/hist56.htm> Acesso em 7 abr. 2008. 2008
CORDEIRO, P; Rádio e Internet: novas perspectivas para um velho meio. 2005. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicações (BOCC). Disponível em: <http://www.bocc.uff.br/pag/cordeiro-paularadio-internet-novas-perspectivas-velho-meio.pdf>. Acesso em 16 fev. 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GASPARIN, J. L.; Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 4. ed. Campinas(SP.): Autores Associados, 2007.
GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, abr. 2007. Disponível em: <http://www.fsc.ufsc.br/ cbef/port/24-1/artpdf/a1.pdf>. Acesso em 23 ago. 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
JEANDOT, N. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 2008.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru(SP), v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2009.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C; ALMEIDA, C. Para que um diálogo entre ciência e arte? História, Ciência e Saúde, Manguinhos, v. 13, supl., p. 7-10, out. 2006.
MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. (En) canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. História, Ciência e Saúde, Manguinhos, v. 13, supl. p. 291-307, out. 2006.
OLIVEIRA, A. D. Músicas e Imagens: Recursos de Mídia como Ferramenta para o Ensino de Ciências e Biologia. Ponta Grossa: [s.n.], 2010. 130 f.: il. 30 cm. Ponta Grossa, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr. edu.br/dirppg/ppgect/dissertacoes/defesas.php?ano=2010&grupo=0> Acesso em: 10 out. 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Biologia para Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba, SEED/SUED, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/out_2009/biologia.pdf>. Acesso em 7.12.2010.
RODRIGUES, C. R.; et al. Ambiente virtual: ainda uma proposta para o ensino. Ciência & Cognição, v. 13, n. 2, p. 71-83, 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_2/m318212.pdf> Acesso em 12 dez. 2008.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1994.
SAVIANI, D. História da idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2008. (Coleção memória da educação).
TRAVASSOS, E. A. M; Rádio digital: Desafios e transformações desse novo veículo. Revista Eletrônica Temática, v. 4, n. 9, set. 2008. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/2008/26.pdf> Acesso em 15 fev. 2009.