O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

THE CONTENTS OF SYSTEMATIC AND PHYLOGENETIC IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS

Autores

  • Marciel Elio Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130205

Palavras-chave:

Ensino de Biologia; Filogenia; Livro Didático.

Resumo

É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.

It is essential to identify changes in populations of organisms over time and locate the lineages according to their contemporary repre sentatives, facilitating learning consistent with current biological knowl edge. Therefore, in this work we carry out a qualitative analysis on the Systematic and Phylogenetic content in five books recommended by the Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (National Book Program for High School). And it was found that amongst the books reviewed, none uses the phylogeny as an axis integrator of education. It is believed that the phylogeny as axis integrator allows a comparative approach of life by facilitating studies in zoology and botany and providing subsidies for the understanding of biological diversity targeted towards an evolutionary approach.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARES, B. A. Livro didático: análise e seleção. In: MOREIRA, M. A.; AXT, R. (orgs.). Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991. p. 18-46.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

AMORIM, D. S. Elementos básicos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 1997.

AMORIM, D. S. Fundamentos de sistemática filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2005.

AMORIM, D. S. et al. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de Zoologia e Botânica no 2° Grau. In:

BARBIERI, M. R.(orgs.). A construção do conhecimento do profes sor: uma experiência de parceria entre professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e a Universidade. Ribeirão Preto: Holos /FAPESP, 2001. p. 41-49.

BATISTETI, C. B. et al. A abordagem histórica do sistema de grupo sanguíneo ABO nos livros didáticos de Ciências e Biologia. ENCONTRO

NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. 1 CD-ROM.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 2000.

BATISTETI, C. B.; ARAUJO, E. S. N. N.; CALUZI, J. J. Os experimentos de Griffith no ensino de Biologia: A transposição didática do conceito de transformação nos livros didáticos. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 83-99, 2010. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio>. Acesso em: 10 set. 2010.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros de português. Revista Educação & Sociedade, Belo Horizonte, n. 72, p. 11-30, ago. 2000.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Biologia: catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, PNLEM/2009. Brasília: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2009.

DONOGHUE, M. J.; KADEREIT, J. W. Walter Zimmerman and the growth of phylogenetic the ory. Systematic Biology, v. 41, n. 1, p 74-84, 1992.

DUPRE, J. Hidden treasure in the linnean hierarchy. Biology and Philosophy, v. 11, p. 423-433, 2002.

ERESHEFSKY, M. The evolution of the linnaean hierarchy. Biology and Philosophy, v. 12, p. 492 -519, 1997.

FAVARETTO, J. A.; MERCADANTE, C. Biologia. São Paulo: Moderna, 2005.

FRANCALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. 14 ed. São Paulo: Atual, 1986.

FREITAS, D. S.; BRUZZO, C. As imagens nos livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. Valinhos. Atas. São Paulo: ABRAPEC, 1999. CD -ROM.

FREITAS, E. O.; MARTINS, I. Concepções de saúde no livro didático de Ciências., Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências v. 10, n. 2, p. 222-248, 2008.

GIANNOTTI, S. M. O ensino de Matemática e o livro didático na voz dos professores: um estudo de caso. 2002. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.

GUIMARAES, M. A. Uma proposta de ensino de Zoologia baseada na sistemática filogenética. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2004. p. 1074-1084.

GUIMARAES, M. A. Cladogramas e evolução no ensino de Biologia. 2005. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru, 2005.

HENNIG, W. Phylogenetic systematics. Urbana, IL: University of Illinois Press, 1966.

HENNIG, W. Cladistic analysis or cladistic classification? a reply to Ernst Mayr. Systematic Zoology, n. 24, p. 244-256, 1975.

HULL, D. L. The role of theories in biological systematics. Studies in the History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences. v. 32, n. 2, p. 221-238, 2001.

HULL, D. L. Science as a processes. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2005.

LAURENCE, J. Biologia. São Paulo: Nova Geração, 2005.

LIMA, M. R. Construção e validação de instrumento de avaliação do livro didático de estudos sociais. Tecnologia Educacional, n. 60, p. 57-68, 1984.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2005.

LOBATO, A. C.; SILVA, C. N.; LAGO, R. M.; CARDEAL, Z. L.; QUADROS, A. L. Dirigindo o olhar para o efeito estufa nos livros didáticos do Ensino Médio: é simples entender esse fenôme no?, Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências v. 11, n. 1, p. 7-22, 2009. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio>. Acesso em: 12 ago. 2010.

LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. São Paulo: Saraiva, 2005.

LOPES, W. R.; FERREIRA, M. J. M.; STEVAUX, M. N. Proposta pedagógica para o Ensino Médio: filogenia de animais. Revista Solta a Voz, v. 18, n. 2, 2007.

LOPES, W. R.; ROSA, S.A.; RODRIGUES, O. D.; BARBOSA, A. G. P.; STEVAUX, M. N. P. Filogenia dos animais: uma proposta para o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental. CONGRES SO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 25, 2004, Brasília. Resumos..., Brasília: p. 458. 2004.

MALLET, J.; WILLMOTT, K. Taxonomy: renaissance or tower of babel. Trends in ecology and evo lution, v. 18, n. 2, p. 57-59, 2003.

MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da Ciência no ensino. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 1, n. 9, p. 3-5, 1990.

MARTINS, L. A-C. P. A história da Ciência e o ensino de Biologia. Ciência e Ensino, n. 7, p. 18-21, 1998.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: UNB, 1998.

MOORE, J. Uma introdução aos invertebrados. São Paulo: Santos, 2003.

MOREIRA, M. A.; AXT, R.Ênfases curriculares e ensino de Ciências. In:; MOREIRA, M. A. AXT, R. (Orgs). Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.

SCHUCH, L. M. M.: SOARES, M. B. Oficina de classificação: de pokemons e infoartrópodos à sis temática filogenética. Cadernos do Aplicação, UFRGS, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 9-18, 2003.

SILVA, E. R. L.; ALVES, L. F. A.; GIANNOTTI, S. M.Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o perfil do professor: estudo de caso1. Revista Varia Scientia, v. 6, n. 11, p. 83-98, 2006.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS