O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA E FILOGENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

THE CONTENTS OF SYSTEMATIC AND PHYLOGENETIC IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS

Autores/as

  • Marciel Elio Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Fernanda Aparecida Meglhioratti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130205

Palabras clave:

Ensino de Biologia; Filogenia; Livro Didático.

Resumen

É fundamental identificar as transformações nas populações de organismos ao longo do tempo e situar as linhagens com os seus repre sentantes atuais, facilitando uma aprendizagem coerente com o conheci mento biológico atual. Por essas razões, nesse trabalho realizamos uma análise qualitativa sobre o conteúdo Sistemática e Filogenética em cinco livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Verificou-se que entre os livros analisados nenhum utiliza a filogenia como eixo integrador do ensino. Acredita-se que a filogenia, como eixo integrador, permita uma abordagem comparativa da vida, faci litando os estudos de Zoologia e Botânica e fornecendo subsídios para a compreensão da diversidade biológica voltada para uma abordagem evo lutiva.

It is essential to identify changes in populations of organisms over time and locate the lineages according to their contemporary repre sentatives, facilitating learning consistent with current biological knowl edge. Therefore, in this work we carry out a qualitative analysis on the Systematic and Phylogenetic content in five books recommended by the Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (National Book Program for High School). And it was found that amongst the books reviewed, none uses the phylogeny as an axis integrator of education. It is believed that the phylogeny as axis integrator allows a comparative approach of life by facilitating studies in zoology and botany and providing subsidies for the understanding of biological diversity targeted towards an evolutionary approach.

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Publicado

2011-08-19

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN