TEORIAS DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA: DILEMAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO

THEORY OF THE ORIGIN AND EVOLUTION OF LIFE: DILEMMAS AND CHALLENGES IN HIGH SCHOOL

Autores

  • Paulo Roberto de Araújo Porto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Eliane Brígida Morais Falcão Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120302

Palavras-chave:

Ciência e Religião; Origem e Evolução dos Seres Vivos; Ensino de Biologia.

Resumo

Neste trabalho foram analisadas as representações sociais de um grupo de estudantes do Ensino Médio de uma escola confessional católi ca sobre a origem dos seres vivos, com destaque para o surgimento do homem e da mulher. No estudo, utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados obtidos mostraram que o grupo investigado tem fortes características religiosas, mas com abertura para as explicações científicas. Seus discursos, ao revelarem influências religiosas, não indicaram que estas eram obstáculos à apreensão dos conteudos ensi nados no âmbito das ciências. Mostraram, antes, sinais de deficiência na abordagem escolar do tema. Nas representações sociais dos estudantes, as influências familiares apareceram como mais relevantes do que aquelas provenientes de atividades escolares.

This work analyses the social representation of high school students group in a catholic school about the origin os living things, high lighting the man and woman arising. Its was foccused trough the subject collective discourse (SCD) methodology. The results shows that the ana lyzed group has vigorous religious characteristics althrough opened to sci entific explication. Their discourses revealed religious influence, but it did not denote that those were obstacles for dread the teaching content the scientific scope. They showed, before, fault sign in approach school topic. In their social representations, the family's influence seems to be more important than the ones from school activities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIZZO, N. M. V. From down house landlord to brazilian high school students: What has happened to evolucionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 5, p. 537-556, 1994.

BRASIL - Exame Nacional do Ensino Médio/Enem. Disponível em: <http://www.enem.org.br> Acesso em: 19 jun. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias: orientações curri culares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 1999.

COBERN, W. Worldview theory and conceptual change in science education. Science Education, v. 80, n. 5, p. 579-610, 1996.

DOLTO, F. A causa dos adolescentes. São Paulo: Idéias & Letras, 2008.

DORVILLÉ, L. F. M. Valores em disputa e tensões no ensino do conceito de evolução nos tem pos atuais. In: PEREIRA M. G. & AMORIM, A. C. R. de. (org.). Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: UFPB, 2008.

EL-HANI, C. N. e BIZZO, N. M. V.Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4 n. 1, p. 1-25, 2002.

HODSON, D. Going beyond cultural pluralism: science education for sociopolitical action., Science Education v. 83 n. 6, p. 775-796, 1999.

LEFÈVRE, F. & LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

LEFÈVRE, F.& LEFÈVRE, A. M. C.Uma nova opção em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul: Educs, 2003.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 20- 39, 1996.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma his tória. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

OUTHWAITE, W. & BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

MEC. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (Orientações curriculares para o Ensino Médio). Brasília/DF: MEC.v. 2, 2006.

VILLANI, A. & CABRAL, T. C. B. Mudança conceitual, subjetividade e psicanálise. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 43-61, 1997.

WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento do indivíduo. Belo Horizonte: Interlivros, 1980.

Downloads

Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS