AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS

THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS

Autores

  • Andreia de Freitas Zompero Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120303

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa; Representações Multimodais; Educação Científica.

Resumo

A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula.

The multi-modes in representation line research has been highlighted as an instruction instrument in the scientific education. From the concepts that justify a didactic procedure due to the multi-modes of representations, this paper tries to show that there is certain compatibili ty among these concepts with theories of the significant learning of Ausubel. The integrating concepts of Significant Learning Theory were related to the multi-modes line of representation by discussing its impor tance in all teaching-learning situations that occur in the classroom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 2002.

AUSUBEL, D.; NOVAK, J. & HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

COLL, César. Aprendizagem escolar e construção de conhecimentos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DRIVER, R.; GUESNE, E. & TIBERGHIEN, A. Children's ideas in science. Buckingham: Open University Press, 1985.

DUVAL, R. Registre de représentation sémiotique et foncionnement cognitif de la pensée: annales de Didactique et de Sciences Cognitives. Strasbourg: IREM - ULP, 1993.

DUVAL, R. Semiosis ypensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales: Santiago de Cali, Colombia: Universidad del Vale, Instituto de Educación y Pedagogia, 2004.

DUVAL, R. "A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics". In: Educational Studies in Mathematics, New York, v. 61, p. 103-131, 2006.

GARCIA, J. J. & PALACIOS, F. J. P. "¿Cómo usan los profesores de Química las representaciones semióticas?" In: Revista Electrónica de Ensenanza de las Ciencias, Ourense, Spain, v. 5n. 2.2006.

GIORDAN, A. & DE VECCHI, G. As origens do saber. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GODINO, J. D. Teoría de las funciones semióticas: un enfoque ontológico-semiótico de la cognición e instrucción matemática. Trabajo de Investigación presentado para optar a la Cátedra de Universidad de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada, 2003.

LEMKE, J. L. Teaching all the languages of science: words, symbols, images, and actions. http://www.personal.umich.edu/~jaylemlke/papers/barcelon.htm. em: 1° de março de 2009.

MOREIRA, M. A. "Aprendizagem significativa: um conceito subjacente". In: Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 1997, Burgos, Espanha: ENAS. Actas. Burgos, 1997.

MOREIRA, M. A. Teorias cognitivas da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

PERALES PALLACIOS, F. J. "Uso (y abuso) de la imagen en la ensenanza de las ciencias". In: Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 24, n. 1, p. 13-30, 2006.

PRAIN, V. & WALDRIP, B. "An exploratory study of teachers' and students' use of multi-modal representations of concepts in primary science". In: International Journal of Science Education, London, v. 28, n. 15, p. 1843-1866, 2006.

PRESMEG, N. "Semiotics and the 'connections' standard: significance of semiotics for teachers of mathematics". In:, Educational Studies in Mathematics New York, v. 61, p. 163-182, 2006.

RADFORD, L.; EDWARDS, L. & ARZARELLO, F. "Introducion: beyond words". In: Educacional Studies in Mathematics, New York, v. 70, p. 91-95, 2009.

SANTOS, M. E. V. Mudança conceitual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

TYTLER, R.; PETERSON, S. & PRAIN, V. "Picturing evaporation: learning science literacy through a particle representation". In: Teaching Science, Australian, v. 52, n. 1, p. 12-17, 2006.

TYTLER, R.; PRAIN, V.& PETERSON, S. "Representational issues in students learning about evaporation". In: Research Science Teaching., Malden, EUA, v. 37, p. 313-331, 2007.

Downloads

Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS