VISÕES DE AUTONOMIA DO PROFESSOR E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
VISIONS OF AUTONOMY OF THE TEACHER AND HIS INFLUENCE IN PEDAGOGICS PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120309Palavras-chave:
Autonomia; Prática Reflexiva; Formação de Professores.Resumo
Atualmente muitos trabalhos têm destacado a importância do desenvolvimento da autonomia do professor para a melhoria da qualida de de ensino. Nosso trabalho buscou estudar as concepções sobre auto nomia apresentadas por professoras que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental recém-ingressas no programa de formação de professores Pedagogia Cidadã, oferecido pela Unesp. Nosso intuito é o de compreender como essas concepões contribuíam ou apre sentavam obstáculos ao desenvolvimento da profissionalidade docente segundo a visão proposta por Contreras (2002). Os resultados mostraram que as concepções, de natureza altamente individualista e solipsista, apre sentadas pelas professoras evidenciam um exercício profissional voltado apenas para questões relativas ao fazer didático-pedagógico de sala de aula.
Currently many studies have highlighted the importance of development autonomy of teachers to improve the quality of education. Our study aimed to explore the concepts of autonomy presented that teachers working in kindergarten and first grades of elementary school. Our aim was to understand how these concepoes helped or hindered the development of the action of the teacher second Contreras (2002). The results showed that the conceptions, presented by the teacher, were high ly individualistic, demonstrate a professional focused only on matters relating to the didactic and pedagogic classroom.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva: questões de nossa época. São Paulo, Cortez, 2003.
BOBBIO, N. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
LÜCK, H. "Perspectivas da gestão escolar e implicação quanto à formação de seus gestores". In: Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev-jun. 2000, p. 11-33.
MARTINS, A. M. "Autonomia e educação: a trajetória de um conceito". In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, 2002, p. 207-232.
MONTEIRO M. A.A. Um estudo da autonomia docente no contexto do ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (2006) 305f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.
PIMENTA, S. G. "Formação de professores: identidade e saberes da docência". In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 2000.
SCHÖN, D. "Formar professores como profissionais reflexivos". In: Nóvoa, A. (org.). Os professo res e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.