ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA QUESTÃO DE INSCRIÇÃO

SCIENTIFIC LITERACY AT A SCIENCE CLUB OF ELEMENTARY SCHOOL: A MATTER OF INSCRIPTION

Autores

  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120202

Palavras-chave:

Alfabetização Científica; Inscrição; Clubinho de Ciências.

Resumo

Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões acerca do processo de alfabetização científica em atividades práticas de um clubinho de ciências. A questão que motivou a pesquisa foi: Quais mediações arti culam a alfabetização científica e a realidade das coisas? A perspectiva teó rico-metodológica valeu-se do conceito latouriano de inscrição e da pers pectiva etnográfica não moderna. A análise foi desenvolvida em duas eta pas: A) uma descrição considerando o efeito da exposição visual como ins crição direta, que mantém dicotomizadas as concepções de natureza e conhecimento; B) levando-se em conta as mediações que se articulam como inscrição para tornar possível um conhecimento científico específi co. Finalizamos propondo que a realidade existe quando a inscrição torna inseparáveis os meios que produzem do que é produzido, segundo um maneirismo particular.

This article shows some reflections about the scientific litera cy process in practical work at a science club. The question that motivat ed the research was: What kind of intervention articulates the scientific literacy and the reality? The perspective of this work was based in Latour's concept of inscription and a non-modern ethnographic perspective. The analysis happened in two stages: A) a description considering that the effect of a visual exhibition as direct inscription, keeps the nature and knowledge conceptions separate; B) by considering the interventions that are articulated as inscriptions to enable a specific scientific knowledge. We finalize the article proposing that the reality exists when the inscription makes inseparable the means that produce from what is produced, according to a particular way.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, P A.; ADLER, P. Observational techniques. In: DENZIN, N. K., LINCOLN, Y S. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994. p. 377-392.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002.

CALDEIRA, T. P. R. A presença do autor e a pós-modernidade em antropologia. Novos Estudos: Rio de Janeiro, v. 21, p. 133-157, 1988.

CEPEDA, A. H. A conexão racional: ruptura e associação na construção da objetividade das Ciências Sociais. 2000. 159 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

COLLINS, E.; GREEN, J. Learning in classroom settings: making or breaking a culture. In: MAR SHALL, H. (Ed.). Redefining student learning: roots of educational restructuring. Norwood: Ablex, p. 59-85.{s.d.}

COSTA, M. V. A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

DERRIDA, J. Gramatologia. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

GIROUX, H. A. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 85-103.

GOTTSCHALK, S. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, A.; BANKS, S. Fiction and social research. London: Sage, 1998. p. 206-226.

GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

KNORR-CETINA, K. D. The manufacture of knowledge: an essay on the constructivist and contex tual nature of science. New York: Pergamon Press, 1981.

KROPF, S. P.; FERREIRA, L. O. A prática da Ciência: uma etnografia no laboratório. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 589-597, nov. 1997.

LARROSA, J. Tecnologias do Eu e educação. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-87.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.

LATOUR, B. Give me a laboratory and I will raise the world. In: MULKAY, M.; KNORR-CETINA, K. (Ed.). Science observed:perspectives on the study of science. London: Sage, 1983. p. 141-170.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LATOUR, B. L'Anthropologie des sciences. Culture Technique, Paris, v. 14, p. 4-9. 1985.

LATOUR, B. Pasteur on lactic acid yeast: a partial semiotic analysis. Configurations, v. 1, n. 1, p. 129-146, 1993.

LATOUR, B. A esperança de pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LAW, J. Notes on the theory of actor-network: ordering, strategy and heterogeneity. Systems Practice, v. 5, n. 4, p. 379-393, 1992.

LENOIR, T. A ciência produzindo a natureza: o museu de história naturalizada. Epistéme, Porto Alegre, v. 2, n. 4, p. 55-72, 1997.

LENOIR, T. Instituindo a Ciência: A produção cultural das disciplinas científicas. São Leopoldo: UNISINOS, 2004.

McROBBIE, A. Pós-marxismo e estudos culturais. In: SILVA, T. T. (Org.).. Alienígenas na sala de aula Petrópolis: Vozes, 1995. p. 39-60.

OLIVEIRA, M. A. O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação. Ciência & Educação. São Paulo, v. 14, p. 101-114, 2008.

RUIZ, M. D. Trivialidade e transcendência, usos sociais e políticos do turismo cultural. In: LAR ROSA, J.; SKLIAR, C. (Org.). Habitantes de babel: política e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 163-185.

SERRES, M. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. São Paulo: Unimarco, 1999.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.. Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004.

STREET, B. What's "new" in new literacy studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in comparative education. New York, v. 5, n. 2, may, 2003.

WOLLACE, S. Towards a symmetric (social-material) ethnography: theorizing innovation and conservation practices in health care. In: SOCIETY FOR SOCIAL STUDIES OF SCIENCE AND EUROPEAN ASSOCIATION FOR THE STUDY OF SCIENCE AND TECHNOLO GY Conference, 2004, Paris. Anais eletrônicos... Paris, 2004

WORTMANN, M. L. C.; VEIGA-NETO, A. Estudos culturais da ciência & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS