A OBSERVAÇÃO DO CÉU COMO PONTO DE PARTIDA E EIXO CENTRAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

THE OBSERVATION OF THE SKY AS A STARTING POINT AND CENTRAL AXIS IN A TRAINING COURSE FOR TEACHERS

Autores

  • Paulo Sergio Bretones Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120211

Palavras-chave:

Astronomia; Observação do Céu; Formação de Professores; Professor Reflexivo; Racionalidade Prática.

Resumo

Este trabalho é parte da análise, sob o prisma da racionalidade prática, de um curso de Astronomia para formação continuada de profes sores. Verificou-se que, no tema da Observação do Céu, o desenvolvi mento das atividades de ensino-aprendizagem foi norteado por dois aspectos da racionalidade prática. Como "ponto de partida", foram evi denciados o interesse inicial dos participantes, as perguntas iniciais, uma primeira aula prática de observação do céu e relatos de observações reali zadas antes das aulas. Como "eixo central", ocorreram movimentos que começaram com práticas de aula do curso e seguiram para práticas pes soais; após relatos e desenvolvimento do assunto em aula, os participan tes retornaram à prática com seus alunos, posteriormente relatadas, o que mostra que o currículo girou em torno da prática.

This work is part of the analysis that used the model of prac tical rationality in an Astronomy course offered to teachers. There are two aspects of practical rationality for the sky observation. The first aspect is a "starting point" consisting of the initial interest of the participants, ini tial questions, a first class on sky observation and reports of observations made beforehand. The second aspect is a "central axis" that consisted of actions that began with practices in the classes and were followed by per sonal practices. Based on these teachers' reports of their practices, the contents of the course were further developed. The participants returned to their students and then reported again, demonstrating that curriculum revolved around practice.

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Publicado

2010-10-13

Edição

Seção

DOSSIÊ / FILE