PARADIGMA TRADICIONAL E PARADIGMA EMERGENTE: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

TRADITIONAL PARADIGM AND EMERGING PARADIGM: SOME EDUCATIONAL IMPLICATIONS

Autores

  • Wallace Carvalho Ribeiro Instituto Inhotim
  • Wolney Lobato Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Rita de Cássia Liberato Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120103

Palavras-chave:

Paradigma Tradicional; Paradigma Emergente; Educação.

Resumo

É intrínseco ao Homem conhecer os objetos e os fenômenos da realidade que o cerca, por meio de um ponto de vista que, por sinal, se refere a um paradigma que traz consigo uma epistemologia. Nesse con texto, o presente artigo objetiva levantar alguns princípios e pressupostos do Paradigma Tradicional e do Paradigma Emergente, como também visa apresentar algumas implicações desses dois paradigmas na Educação. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e faz parte da dissertação de Mestrado, defendida no 1° semestre de 2009, pelo seu primeiro autor no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Ao final, constatou-se que se vive hoje um período de mudanças paradigmáticas, embora todos nós ainda temos muito do paradigma cartesiano-newtoniano, mas o surgimento de novos problemas oriundos da dinâmica da realidade nos impõe o desafio da transformação no nosso ser e agir, no intento de (re)construir um conhecimento mais humano e diversificado.

It is intrinsic to human beings to get to know the objects and the phenomena around reality, through a perspective that, by the way, refers to a paradigm that brings along an epistemology. In this context, this article aims at raising some principles and assumptions of the tradi tional and the emerging paradigm, whereas presenting some implications of these two paradigms in Education. This work was developed through bibliographic research and is part of the master's dissertation, defended in the 1st half of 2009, by the first author in the Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. In the end, it was concluded that although we are living a time of paradigmatic changes, we still have much of the Cartesian-Newtonian paradigm, however, the emergence of new problems from the dynamics of reality poses the challenge of transformation in our way of being and acting, with an attempt to (re)build a more human and diverse knowledge.

Referências

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Tradução de Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. São Paulo: Brasiliense. 1982. 246p.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1982. 447p.

CIVILIZAÇÃO. In: HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.dicionariohouaiss.com.br/index2.asp.html>. Acesso em 03 out. 2008.

CUCHE, D. Gênese social da palavra e da idéia de cultura. In: CUCHE, D.A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 1999, cap.1, p.17-31.

CURY, C. R. J. Os fora de série da escola. Campinas: Armazém do Ipê, Autores Associados, 2005. 89p.

DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 102p.

DURKHEIM, E. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. (Orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1964, p.34-48.

DURKHEIM, E. A educação sua natureza e atribuições. In: DURKHEIM, E.. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés. 1984, cap.1, p.7-35.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 184p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 6.ed. Campinas: Papirus, 2002. 120p.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. 5.ed. São Paulo: Centauro, 2003. 187p.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. 254p.

IDEOLOGIA. In: WIKIPÉDIA - a enciclopédia livre. Disponível em: <http://www.wikipedia.org/wiki/Ideologia.html>. Acesso em 09 nov 2007.

KANT, I. Sobre a Pedagogia. Madrid: Akal, 1983. 107p.

LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. Tradução Ricardo Corrêa Barbosa. 7.ed. Rio de Janeiro: José Olimpo. 2002. 131p.

MANACORDA, M. A. História da educação: antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989. 382p.

MARCONDES, D. A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: BRANDÃO, Z. (Org.). A crise dos paradigmas e a Educação. São Paulo: Cortez, 1994, cap.1, p.14-29.

MAUSS, M.; DURKHEIM, É. Nota sobre a noção de civilização. (1913). Disponível em: http://classiques.uqac.ca/classiques/mauss_marcel/oeuvres_2/oeuvres_2_12/notion_civilisation.html. Acesso em 05 jul. 2009.

MORAES, M. C. B. O paradigma educacional emergente. 1996. 227f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 1996.

MORAES, M. C. B. Paradigma e mudança. In: MORAES, M. C. B.Educar na Biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003, cap.1, p.131-155.

MORAES, M. C. B. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004. 344p.

MORAIS, J. F. R. Filosofia da ciênàa e da tecnologia: introdução metodológica e crítica. 6.ed. Campinas, SP: Papirus. 1997. 180p.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Edição revista e modificada pelo autor. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 350p.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 10 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005. 115p.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003. 111p.

OKAMOTO, J. Percepção ambiental e comportamento. 2.ed. São Paulo: Plêiade, 1999. 200p.

OZMON, H. A.; CRAVER, S. M. Pragmatismo e Educação. In:; OZMON, H. A. CRAVER, S. M. Fundamentos filosóficos da educação. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, cap.4, p. 131-175.

PIAGET, J.; GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Tradução Maria Fernanda de Moura Rebelo Jesuíno. Lisboa: Dom Quixote, 1987. 251p.

PRIGOGINE, I. O reencantamento da natureza. In: R. Werber (Org.). Diálogos com cientistas e sábios: a busca da unidade perdida. São Paulo: Cultrix. 1986.

RIBEIRO, W. C. Teoria Crítica: contribuições para se pensar a Educação Ambiental. Sinapse Ambiental, Betim, v.4, n.2, p.8-25, dez. 2007.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 12.ed. Porto: Afrontamento, 2001. 59p.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 1993. 151p.

SOFFIATI, A. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da eco cidadania e da eco educação. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Educação ambi ental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez. 2002, cap.2, p.23-67.

VESENTINI, J. W. Sociedade e espaço: Geografia Geral e do Brasil. 43.ed. São Paulo: Ática, 2004. 384p.

VICENTE, L. E.; PEREZ FILHO, A. Abordagem sistemática e geografia. Geografia, Rio Claro, v.28, n.3, p. 323-344, set/dez. 2003.

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS