PARADIGMA TRADICIONAL E PARADIGMA EMERGENTE: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
TRADITIONAL PARADIGM AND EMERGING PARADIGM: SOME EDUCATIONAL IMPLICATIONS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172010120103Palabras clave:
Paradigma Tradicional; Paradigma Emergente; Educação.Resumen
É intrínseco ao Homem conhecer os objetos e os fenômenos da realidade que o cerca, por meio de um ponto de vista que, por sinal, se refere a um paradigma que traz consigo uma epistemologia. Nesse con texto, o presente artigo objetiva levantar alguns princípios e pressupostos do Paradigma Tradicional e do Paradigma Emergente, como também visa apresentar algumas implicações desses dois paradigmas na Educação. Esse trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e faz parte da dissertação de Mestrado, defendida no 1° semestre de 2009, pelo seu primeiro autor no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Ao final, constatou-se que se vive hoje um período de mudanças paradigmáticas, embora todos nós ainda temos muito do paradigma cartesiano-newtoniano, mas o surgimento de novos problemas oriundos da dinâmica da realidade nos impõe o desafio da transformação no nosso ser e agir, no intento de (re)construir um conhecimento mais humano e diversificado.
It is intrinsic to human beings to get to know the objects and the phenomena around reality, through a perspective that, by the way, refers to a paradigm that brings along an epistemology. In this context, this article aims at raising some principles and assumptions of the tradi tional and the emerging paradigm, whereas presenting some implications of these two paradigms in Education. This work was developed through bibliographic research and is part of the master's dissertation, defended in the 1st half of 2009, by the first author in the Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. In the end, it was concluded that although we are living a time of paradigmatic changes, we still have much of the Cartesian-Newtonian paradigm, however, the emergence of new problems from the dynamics of reality poses the challenge of transformation in our way of being and acting, with an attempt to (re)build a more human and diverse knowledge.
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