UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS PRESENTES NAS DISCIPLINAS DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE FÍSICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS DO BRASIL
A STUDY ON THE CONTENTS PRESENT IN ASTRONOMY DISCIPLINES IN THE HIGHER EDUCATION OF PHYSICISTS AT FEDERAL AND STATE UNIVERSITIES IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240114Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Currículo, Análise de Conteúdo, Conteúdos da AstronomiaResumo
A investigação desenvolvida e aqui detalhada objetivou: apresentar argumentos sobre como o uso de elementos “obscuros” ou ambíguos em ementas de disciplinas podem prejudicar o trabalho docente; traçar estratégias para a elaboração de ementas claras, que contribuam com o trabalho de planejamento docente; estruturar uma possível ementa para uma disciplina de Introdução à Astronomia. Para tal, estudamos as ementas de disciplinas introdutórias em Astronomia em cursos de Física, bacharelado e licenciatura, presentes nas universidades federais e estaduais do país. De caráter qualitativo, a pesquisa considerou a Análise de Conteúdo como técnica inspiradora para as análises realizadas. Também constatamos tópicos obscuros presentes em algumas ementas analisadas, isto é, termos ou expressões altamente subjetivos ou muito amplos. Além disso, são debatidos os principais resultados da pesquisa, que oportunizaram a organização de recomendações gerais para a elaboração de ementas de maior qualidade.
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