TEACHING RESIDENCY AS A FORMATIVE SPACE: NARRATIVES ABOUT THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE AND PROFESIONAL IDENTITY OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS

A RESIDÊNCIA DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240143

Palavras-chave:

formação continuada de professores; pesquisa autobiográfica; saberes docentes.

Resumo

O presente trabalho, fundamentado na pesquisa-ação colaborativa e na pesquisa (auto)biográfica, foca as experiências formativas das autoras no Projeto de Ciências de um Programa de Residência Docente (PRD), tendo como objetivos: analisar os saberes que essas experiências possibilitaram produzir; elencar seus impactos sobre a formação e a construção da identidade docente e identificar as condições do PRD que favoreceram a construção dos saberes profissionais. Utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso as três narrativas apontaram o início da carreira como etapa de intenso aprendizado, de transformações nas identidades profissionais e de condições de trabalho desfavoráveis. Relacionamos as alterações nas políticas curriculares sobre as licenciaturas à ampliação da formação pedagógica e experiencial dos professores. Caracterizamos a participação no PRD - Ciências como palco para o desenvolvimento da codocência e da pesquisa sobre a práxis, para a construção de diferentes saberes profissionais e para o desenvolvimento da identidade docente das autoras, enquanto professoras-pesquisadoras-autoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Avellar Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pos doutora e Doutora em Educação e Inclusão Social pelo PPGE-UFMG, possui graduação em Ciências Biológicas (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Realiza investigações no campo da Educação, com ênfase em ensino de ciências e biologia, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: multimodalidade no ensino de ciências e biologia, formação de professores, ação docente, escolarização, linguagens e livro didático de ciências e de biologia. Lecionou no ensino básico em escolas das redes particular e estadual de ensino de Minas Gerais. Leciona no ensino superior, na Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos cursos de licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em enfermagem e pedagogia. Compõe e coordena o Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia da UFJF (NEC), espaço interdisciplinar de formação docente, divulgação científica e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/CAPES).

Fernanda Bassoli Rosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possuo licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora (2003/2004), mestrado em Ecologia realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Química, realizado na UFJF (2017) na linha de pesquisa Educação Química. Sou professorado Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010, chefe do Departamento de Ciências Naturais (2020-2022). Oriento pesquisas sobre formação de professores e ensino de Ciências/Biologia no curso de Especialização Residência Docente (João XXIII/UFJF) e sou líder do grupo de pesquisa Ciensinar. Tenho atuado também no Centro de Ciências da UFJF, desenvolvendo projetos voltados para a educação científica em espaços não escolares e para a formação continuada de professores, com foco no desenvolvimento profissional docente a partir de grupos colaborativos. Fui professora substituta na Faculdade de Educação da UFJF de 2007 a 2009, professora do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora de 2008 a 2010 e da rede estadual de ensino de Minas Gerais de 2005 a 2010.

Referências

Abrahão, M. H. M. B. (2016). Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. In: Bragança, I. F. S., Abrahão, M. H. M. B., Ferreira, M.S (Orgs.). Perspectivas epistêmico- metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (pp. 29-50). Curitiba: CRV,.

Aragão, P.C., Resende, A.C.C., Bassoli, F. & Vieira, F.A. (2021). O projeto “Pé na estrada” do Colégio de Aplicação João XXIII como ferramenta de aprendizagem significativa e valorização dos saberes tradicionais? Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 23(3). Edição Especial- Dossiê Residências Docente e Pedagógica. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34487

» https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34487

Arroyo, M. G. (2000). Ofício de Mestre: imagem e auto-imagem. Petrópolis: Vozes.

Bakhtin, M. (2002). Questões de Literatura e de Estética A Teoria do Romance. 5ª ed. São Paulo: Editora HucitecAnnablume.

Bakhtin, M. (Volovchinov) (2006). Marxismo e filosofia da linguagem 12ª ed.São Paulo: Hiutec.

Bassoli, F., Rodrigues, A. R. & Lima, C. R. G. M. (2021). Tecendo saberes docentes da experiência a partir da colabor(ação): reflexões sobre uma disciplina do Programa de Residência Docente. In: Anderson Ferrari, Angélica Cosenza, Isabela Ferreira Lima, Marco Antônio Escher, Mylene Cristina Santiago (Orgs.). Formação Docente Inicial e Continuada na UFJF: Experiências e Diálogos com a Escola Básica. Livraria da Física. https://issuu.com/lfeditorial/docs/formacao_docente_inicial_e_continuada_na_ufjf_digi

» https://issuu.com/lfeditorial/docs/formacao_docente_inicial_e_continuada_na_ufjf_digi

Bassoli, F. & Vieira, F. A. C. (2022). Teacher residency program: contributions and limits to the science teachers professional development. In: G.S. Carvalho, A.S. Afonso & Z. Anastácio (Eds.).Fostering scientific citizenship in an uncertain world (Proceedings of ESERA 2021), Part [14/14] (co-ed. Claudio Fazio & Pedro Reis), (pp. 1067-1073). Braga: CIEC, Universityof Minho. ISBN 978-972-8952-82-2. https://esera2021.org/en/content/eproceedings/conference-proceedings/conf-proceedings.html

» https://esera2021.org/en/content/eproceedings/conference-proceedings/conf-proceedings.html

Bassoli, F; Resende, A.C.C.; Bastos, F. (2020). Debatendo sobre adolescência e sexualidade na escola: desafios e resistência. In: Faleiro, W., Gonçalves, V.F. & Vigário, A. F. (Orgs.). Processos educativos em ciência da natureza na educação básica (pp.119-143). Goiânia: Kelps. https://www.kelps.com.br/wpcontent/uploads/2020/11/ebook_Processos-educativos-em-Ciencias-da-Natureza-na-Educacao-Basicacom-capa.pdf

» https://www.kelps.com.br/wpcontent/uploads/2020/11/ebook_Processos-educativos-em-Ciencias-da-Natureza-na-Educacao-Basicacom-capa.pdf

Brait, B. (2009). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contextos.

Brasil (2002). Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da República Federativa do Brasil http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf

» http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf

Brasil. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil

Cameron, D. (2001). Working with spoken discourse London: Sage Publications.

Carmo, E. M. (2013). Formação de professores de ciências e biologia: examinando a categoria saberes docentes em articulação com os estudos do conhecimento escolar. In: Chapan, D. T. & Silva, J. S.(Orgs.). Debates em educação científica (pp. 21 - 31). São Paulo: Escrituras.

Diniz-Pereira, J. E. (2015). A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores?Rev. educ PUC-Camp., Campinas, 20(2), 127-142.

Faraco, C. A. (2009). Linguagem & Diálogo - as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin São Paulo: Parábola Editorial.

Ferreira, A. C. & Guerra, A. (2020). A construção da identidade docente de licenciados em física e matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, 1(1), 83-96. http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed

Freitas, C. A. (2013). O papel do professor na escolarização dos saberes: produção e reprodução de discursos sobre a genética mendeliana. Revista Ensaio, 15(03), 97-112.

Freitas, C. A. (2021). Saberes profissionais docentes em construção em um projeto de ciências na Residência Docente da UFJF. Instrumento, 23(3). ed. Especial, 504-521.

Gatti, B. (2012). Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos de Pesquisa, 42(145), 88-111.

Gatti, B. A. & Barreto, E. S. S. (2009). Professores do Brasil: Impasses e Desafios. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Brasília: UNESCO.

Gatti, B. A., Barreto, E. S. S., André, M. E. D. A. & Almeida, P. C. A. (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO.

Gee, J. (2001). Identity as analytic lens for research in education. Review of Research in Education,(25), 99-125.

Huberman, M. (2007). O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (Org.). Vidas de Professores (2a ed., pp. 31-72). Porto: Porto Editora.

Ibiapina, I. M. L. M. (2008). Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos Brasília: Liber livro Editora.

Janning, D. P. & Cassiani, S. (2015, 24 a 27 de novembro). A Co-docência na formação de professores em Timor Leste: reflexões sobre colonialidade e transnacionalização [Anais]. XEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, Águas de Lindóia. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0331-1.PDF

» http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xenpec/anais2015/resumos/R0331-1.PDF

Lopes, A. C. (2007). Currículo e Epistemologia Ijui: Ed. Unijui.

Lopes de Oliveira, M. C. S. (2012).Narrativas e desenvolvimento da identidade profissional de professores. Cad. Cedes, Campinas, 32(88), 369-378.

Marandino, M. (2004). Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, (26), 95-108.

Melo, C. I. B., Silva, S. P. & Falcão, G. M. B. (2021). Identidade e desenvolvimento profissional docente: dinâmica e implicações. Revista Cocar, 15(32), 1-21.

Morais, J. S., Bragança, I. & Prado, G. V. T. (2021). Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisa formação. Revista Cocar, 15(32), 1-20.

Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350. http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf

» http://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133.

Nóvoa, A. (2019). Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, 19(1), 198-208.

Oliveira, Z. M. R.; Silva, A. P. S.; Cardoso, F. M. & Augusto, S. O. (2006) A construção da identidade docente: relatos de educadores de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, 36(129), 547-571.

Pimenta, S. G. (1999). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente(pp. 15 - 34). São Paulo: Cortez Editora.

Pimenta, S. G. (1998). Formação de Professores: Saberes da Docência e Identidade do Professor. In: Fazenda, I. C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade Campinas: Papirus.

Porlán, R. A., Rivero, A. G. & Martín, R. (1997). Conocimiento profesional y epistemología de lós profesores I: teoría, métodos e instrumentos. Enseñanza de lãs Ciencias, 15(2), 155-171.

Prado, G. V. T., Cunha, R. C. O. B. & Soligo, R. (2008). Memorial de formação: uma narrativa pedagógica de profissionais da educação. In: Passeggi, M. C. & Barbosa, T. M. N. (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus.

Resende, A.C.C.; Bassoli, F. (2021a). Investigar para transformar: La actitud científica para cambiar el mundo que nos rodea. Revista de Educación em Biología, 3(Núm. Extraordinario),630-632. http://congresos.adbia.org.ar/index.php/congresos/article/view/668/625

» http://congresos.adbia.org.ar/index.php/congresos/article/view/668/625

Resende, A.C.C; Bassoli, F. (2021b). Laboratorio de aprendizaje y aprendizaje colaborativo enel contexto de laenseñanza de las ciências. Revista de EducaciónemBiología, 3(Núm. Extraordinario), 522-524. http://congresos.adbia.org.ar/index.php/congresos/article/view/616/589

» http://congresos.adbia.org.ar/index.php/congresos/article/view/616/589

Roldão, M. C. (2007). Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 94 - 103.

Santos, C. W. & Mororó, L. P. (2019). O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil: dilemas, perspectivas e política de formação docente. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, 19, 1-19. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8652339/20841/53706

» https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8652339/20841/53706

Selles, S. E. & Ferreira, M. S. (2005). Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: Marandino, S; Selles, S.E; Ferreira, M.S. & Amorim, A. C. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, EDUFF.

Selles, S. E. (2009). Saberes docentes e disciplinas escolares na formação de Professores em Ciências e Biologia. In: Selles, S. E. et al Ensino de Biologia: história, saberes e práticas formativas. Uberlândia, Editora UFU.

Selles, S. E., Andrade, E. P. & Carmo, E. M. (2011). Saberes docentes e conhecimento escolar: percursos de legitimação na formação inicial de professores de Biologia e História. In: Barzano, M. A. L. & Araujo, M.L.H.S. (Orgs.). Formação de Professores: retalhos de saberes (pp. 59-76). Feira de Santana: UEFS Editora,

Silva, P. P., Oliveira, A. M. P. & Souza, E. C. (2017). Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re) negociações identitárias na participação em comunidades de prática. Ensaio: Pesquisa Educação em Ciências, 19, 1 - 17.

Shulman, L. (1986). Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Tardif, M. (2014). Saberes Profissionais e formação docente Petrópolis: Vozes .

Tocafundo, R. D., Nascimento, S. S. & Moreno, A. (2017, 5 a 8 de setembro). Reflexões sobre o distanciamento entre Saberes Teóricos e Práticos na formação acadêmica de professores de Educação Básica. [Anais]. XCongreso Internacional sobre Investigación em Didáctica de lãs Ciencias, Araraquara. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339799/430764

» https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339799/430764

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS