GUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILES

Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240134

Palavras-chave:

teoria dos perfis conceituais, planejamento didático-pedagógico, ensino de ciências

Resumo

Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar Jr., O. G. (2014) The Implications of the Conceptual Profile in Science Teaching: An Example from a Teaching Sequence in Thermal Physics. In Mortimer, E. F., El-Hani, C. N. (Ed.) Conceptual Profiles: A theory of teaching and learning Scientific Concepts. Dordrecht: Springer, p. 235-259.

Alves, M., & Bego, A. M. (2020) A celeuma em torno da temática do planejamento didático-pedagógico: definição e caracterização de seus elementos constituintes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 71-96.

Amaral, E. M. R. (2004) Perfil conceitual para a segunda lei da termodinâmica aplicada as transformações químicas: a dinâmica discursiva em uma sala de aula de Química do Ensino Médio. (tese de doutorado) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte..

Amaral, E. M. R., & Mortimer, E. F. (2001) Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, p. 5-18.

Araújo, A. T. (2015) Conceitos de calor e temperatura sob a ótica do momento pedagógico de problematização inicial (Master’s Thesis) - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Departamento de Química, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa..

Ayala Filho, Á. L., & Frezza, J. S. (2007). A construção de um perfil conceitual de referencial na aprendizagem da teoria da relatividade. Atas... II Encontro Estadual de Ensino de Física-RS, p. 117-123.

Chicóra, T. (2018) Uma estratégia de ensino metacognitiva: contribuições para o perfil conceitual de força de licenciandos em física. (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal do Paraná. Curitiba..

Coelho, Y. C. M., Oliveira, E. M., & Almeida, A. C. P. C. (2021) Discussões e tendências das teses e dissertações sobre formação de professores de Ciências em espaços não formais: uma revisão bibliográfica sistemática. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-18.

Cortez, E. P. M. (2018) Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência. (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo, São Paulo..

Coutinho, F. A. (2005). Construção de um perfil conceitual de vida (PhD Dissertation). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Coutinho, F. Â., Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (2007) Construção de um perfil para o conceito biológico de vida. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 115-137.

Delizoicov, D., & Angotti, J. A. (1992). Metodologia do Ensino de Ciências São Paulo: Editora Cortez.

Demo, P (2010). Metodologia do conhecimento científico Editora Atlas, São Paulo

Dias, L. F. (2010) A noção de referencial: uma interação cognitiva entre a mecânica newtoniana e a relativística. (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre..

Dimov, L. F., Pechliye, M. M., & Jesus, R. C. (2014) Caracterização ontológica do conceito de fotossíntese e obstáculos epistemológicos e ontológicos relacionados com o ensino deste conceito. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 1, p. 7-28.

Diniz Júnior, A. I., Silva, J. R. R. T., & Amaral, E. M. R. (2015) Zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala de professores de Química. Química Nova na Escola, v. 37, n. especial 1, p. 55-67.

Guimarães, C. R. A. (2019) Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru.

Hoffmann, J. M. L. (2011) Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. 41 ed. Porto Alegre: Mediação.

Leite, M. A. S. (2018) Mapeamento das zonas do perfil conceitual de calor por meio de um jogo educativo para alunos da EJA (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Libâneo, J. C. (2013) Didática 2. ed. São Paulo: Cortez Editora.

Lopes, R. O. (2017) A evolução do perfil conceitual de átomo por meio de atividades experimentais espectroscópicas (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Luckesi, C. C. (2014) Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições Cortez Editora.

Menezes, V. M. S. (2019) Perfil conceitual a respeito da concepção atomística para os estados físicos da matéria de um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Mortimer, E. F. (1994). Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais. (PhD Dissertation). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Mortimer, E. F. (2011). Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências Editora UFMG, Belo Horizonte.

Mortimer, E. F., Scott, P., & El-Hani, C. N. (2011) Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. TED: Tecné, Episteme y Didaxis, n. 30, p. 111-125.

Mortimer, E. F., Scott, P., Amaral, E. M. R., & El-Hani, C. N. (2014) Conceptual Profiles: theoretical methodological bases of a research program. In Mortimer, E. F., El-Hani, C. N. Conceptual profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts. Dordrecht: Springer, p. 3-33.

Radé, T. S. (2005) O conceito de força na Física - Evolução histórica e perfil conceitual. (Master’s Thesis). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Luterana do Brasil, Canoas-RS.

Ramos, A., Faria, P. M., Faria, Á. (2014) Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36.

Sabino, J. D, Amaral, E. M. R. (2018). Utilização do perfil conceitual de substância no planejamento do ensino e na análise do processo de aprendizagem Investigações em Ensino de Ciências, 23(1).

Sabino, J. D. (2015) A utilização do perfil conceitual de substância em sala de aula: do planejamento ao ensino à análise do processo de aprendizagem dos estudantes. (Master’s Thesis) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife-PE.

Santos, J. P. M., Santos, B. F. (2021). Usos da Teoria dos Perfis Conceituais em pesquisas no Ensino de Ciências. Anais do XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Em Redes, 27 de setembro a 01 de Outubro.

Santos, J. P. M., Sepulveda, C. A. S. (2017) Análise do uso do perfil conceitual de substância para o planejamento de propostas de ensino da química orgânica. Anais do XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Florianópolis, SC - 03 a 07 de julho.

Sepulveda, C. (2010) Perfil conceitual de adaptação: Uma ferramenta para a análise de discurso em salas de aula de biologia em contextos de ensino de evolução. (PhD Dissertation) Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Sepulveda, C. (2020) Perfil de adaptação e ensino de evolução: uma metodologia de uso de perfis conceituais no planejamento de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 56-79.

Silva Costa, M. B., & Santos, B. F. (2022). The conceptual profile of equilibrium and its contributions to the teaching of chemical equilibrium. Chemistry Education Research and Practice, v. 23, n. 1, p. 226-239.

Silva, F. C. V. (2017) Análise de diferentes modos de pensar e formas de falar o conceito de ácido/base em uma experiência socialmente situada vivenciada por licenciandos em Química (PhD Dissertation) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Silva, J. R. R. T, Silva, N. M. (2017) Identificação de compromissos epistemológicos no desenvolvimento histórico do conceito de elemento. Revista Debates Em Ensino De Química, v. 3, n. 2, p. 93-118.

Silva, J. R. R. T., & Amaral, E. M. R. (2013) Proposta de um perfil conceitual para substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 53-72.

Simões-Neto, J. E. (2016) Uma proposta para o perfil conceitual de energia em contextos do ensino da Física e da Química (PhD Dissertation) Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife.

Wartha, E. J., Silva, E. L., Bejarano, N. R. R. (2013) Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91.

Zabala, A. (1998) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed.

Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS