IVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS ANIMAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO OS AQUÁRIOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

SCIENTIFIC APPROACH AND ANIMAL RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD: PROBLEMATIZING AQUARIUMS THROUGH LUDIC ACTIVITIES IN A KINDERGARTEN SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240156

Palavras-chave:

primeira infância, Difusão científica, padrão temático

Resumo

Neste estudo, exploramos como crianças de 4 a 5 anos de idade abordaram os valores atribuídos ao habitat do tubarão. A sequência interativa examinada faz parte de um estudo de caso realizado em uma turma de uma EMEI no município de São Paulo, localizada em uma região periférica e vulnerável, composta por 32 crianças. Para compreender o contexto, elaboramos um mapa episódico e aplicamos as categorias de Lemke (1990) e Mortimer e Scott (2003) no estudo do padrão temático. Nosso objetivo foi verificar até que ponto a interação estabeleceu um espaço dialógico de escuta para as crianças, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados indicam que, desde cedo, as crianças apresentam visões socioculturais sobre o habitat do tubarão. No entanto, através de atividades lúdicas que incentivam a formulação de perguntas e a consideração de diferentes perspectivas, foi possível estimular o pensamento crítico e a reflexão ética das crianças sobre esse ambiente específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acampora, R. (2005). Zoos and eyes: contesting captivity and seeking successor practices. Society & Animals, 13(1), 68-88.

Bandura, A. (2002). Selective moral disengagement in the exercise of moral agency. Journal of Moral Education, 31(1), 101-119.

Bencze, L & Alsop, S. (ed) (2014). Activist Science and Technology Education. Cultural Studies of Science(vol. 9). Springer.

Bonnardel, Y. (1998). Qui va à la chasse garde sa place. Cahiers antispécistes, 15-16(1). Tradução disponível em: < Tradução disponível em: https://www.anda.jor.br/2009/04/quem-vai-a-caca-nao-perde-o-lugar/ > Acesso02 nov. 2017.

» https://www.anda.jor.br/2009/04/quem-vai-a-caca-nao-perde-o-lugar/

Cazden, C. (2001). Classroom discourse: The language of teaching and learning. 2nd edition. Heinemann.

Cloquell, J. M. E. (2015). En lugar de ir al zoológico. Revista Latinoamericana de Estudios Críticos Animales, Buenos Aires, 2(1).

Cole, M. & Stewart, K. (2014). Our children and other animals: the cultural construction of the human-animal relation in childhood. Routledge.

Coutinho, F. A.; Goulart, M. I. M., Pereira, A. F. (2017). Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em ciências na educação infantil. Educação em Revista, n.33 http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698155748

» https://doi.org/10.1590/0102-4698155748

Dinker, K. G. & Pedersen, H. (2016). Critical animal relations with others. In Lessa, H.; Holdings, N. (eds.). The palgrave international handbook of alternative education Palgrave Macmillan.

Fonseca, R. P. (2018). A vaca que não ri: animais, carne e leite bovino na cultura dominante. Livros Horizonte.

Jaipal, K. (2009). Meaning Making Through Multiple Modalities in a Biology Classroom: A Multimodal Semiotics Discourse Analysis. Science Education, 94(1), pp. 48-72.

Jamieson, D. (1985). Against zoos. In Singer, P. (ed.). In defense of Animals Basil Blackwell.

Jensen, E. (2014). Evaluating children’s conservation biology learning at the zoo. Conservation Biology, 28(4), pp. 1004 - 1011.

Joy, M. (2010). Why we love dogs, eat pigs and wear cows Conari press.

Kellert S. R. (1984). Attitudes toward animals: Age-related development among children. In Fox, M.W. Fox & Mickey, L. D. (Eds.), Advances in animal welfare science The Humane Society of the United States

Lemke, J. L. (1990). Talking Science: Language, learning and values. Ablex publishing.

Lemke, J. L. (2002). Multimedia semiotics: Genres for science education and scientific literacy. In: Schleppegrell, M. J. & Colombi, M. C. (Eds.), Developing advanced literacy in first and second languages: Meaning with power. Erlbaum.

Levinson, R. (2008). A theory of curricular approaches to the teaching of socio-scientific issues. Alexandria, 1(1), 133-151.

Lichene, C. (2023). O processo de avaliação como pesquisa: reflexões a partir de uma pesquisa sobre a educação científica na escola da infância. Dossiê Educação Infantil. Educ. rev, 39. DOI https://doi.org/10.1590/0102-469839258

» https://doi.org/10.1590/0102-469839258

Ludwig, E. G. (1981). People at zoos: a sociological approach. International Journal for the Study of Animal Problems, 2(6), 310-16.

Malamud, R. (2012). An introduction to animals and visual culture Palgrave Macmillan - kindle edition.

Marchão, A. J. (2016). Ativar a construção do pensamento crítico desde o jardim-de-infância. Revista Lusófona de Educação, 32, 47-58.

Marino, L., Lilienfeld, S. O., Malamud R., Nonis, N. & Broglio, R. (2010). Do zoos and aquariums promote attitude change in visitors? A critical evaluation of the American zoo and aquarium study. Society & Animals, 18(2), 126-138.

Mehan, H. Learning Lessons Harvard University Press, 1979.

Mercer, N. (2004). Sociocultural discourse analysis: analysing classroom talk as a social mode of thinking. Journal of Applied Linguistic, 1(2), 137-168.

Mercer, N., Warwick, P., Keeshner, R. & Staarman, J. K. (2010). Can the interactive whiteboard help to provide ‘dialogic space’ for children’s collaborative activity? Language and Education, 24(5), 367-384.

Mortimer, E. F. & Scott, P. H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms Open University press.

Moss, A. & Esson, M. (2012). The educational claims of zoos: Where do we go from here?. Zoo Biology, 32(1).

Nxumalo, F. & Pacini-Ketchabaw, V. (2017) ‘Staying with the trouble’ in child-insect-educator common worlds. Environmental education research, 23(10), 1414-1426.

Pedersen, H. (2010). Animals in schools: process and strategies in human-animal education. Purdue University Press, 2010.

Pramling, I. S. & Kaga, Y. (2008). The contribution of early childhood education to a sustainable development. Paris: UNESCO.

Randler, C., Kummer, B. & Wilhelm, C. (2012). Adolescent learning in the zoo: Embedding a non-formal learning environment to teach formal aspects of vertebrate biology. Journal of Science Education and Technology, 21(3), 384-391.

Reis, P. (2013). Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10.

Roth, W., Goulart, M. I. M. & Plakitsi, K (2013). Science Education during Early Childhood: a cultural-historical perspective. Cultural Studies of Science Education Vol. Springer.

Scheid, N. M. J. & Reis, P. G. R. (2016). As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciênc. Educ, 22, (1), 129-144.

Sinclair, J. M. & Coulthard, R. M. (1975). Towards an Analysis of Discourse: The english used by teachers and pupils. Oxford University Press.

Snaza, N. & Weaver, J. A. (2015). Education and the posthumanism turn. In: Snaza, N. & Weaver, J. A. (ed.). Posthumanism and educational research Routledge.

Snyders, G. (1974). Para onde vão as pedagogias não-diretivas Moraes.

Taylor, N., Pacini-Ketchabaw, V., Blaise, M. (2012). Children’s relations to the more-than-human world. Contemporary issues in early childhood, 13(2), 81-85.

Wagoner, B. & Jensen, E. (2010). Science learning at the zoo: Evaluating children’s developing understanding of animals and their habitats Psychology & Society, 3(1) 65-76.

Weldemarian, K. (2017). Challenging and Expanding the Notion of Sustainability Within Early Childhood Education: Perspectives from Post-humanism and/or New Materialism. Frank, O. & Osbeck, C. (eds.), Ethical Literacies and Education for Sustainable Development Palgrave Macmillan.

Wertch, J. V. (1991). Voices in the mind Harvard Univ. Press.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE