EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS

EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240175

Palavras-chave:

Pensamento Complexo. Plásticos. Jornada Temática

Resumo

A poluição plástica é um problema hodierno. Situação preocupante, pois estima-se que até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. Diante desse cenário, realizamos uma atividade sobre o tema. Fundamentados nas ideias do Pensamento Complexo e Pedagogia 5Cs, elaborou-se uma jornada temática em 6 momentos, com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus de Lagarto. Nas questões metodológicas, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método. Produções textuais utilizadas como instrumento de coleta de dados e as análises que foram realizadas referenciadas na análise textual discursiva, visavam investigar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo. Os dados levantaram a existência de 148 menções nas dimensões selecionadas como categorias analíticas: ambiental, científica-tecnológica, social, econômica e governamental. Diante dos dados podemos inferir que as produções textuais representam uma ferramenta eficaz, pois nos permitiu levantar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo pelos participantes, uma vez que seus textos trouxeram discursos mais refinados, articulando conhecimentos de diversas dimensões e áreas do conhecimento. Assim, a problemática da jornada temática pode ser tratada e, para além disso, encaminhamentos de soluções foram apresentados a partir de uma análise multidimensional do problema. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alabi, O.A., Ologbonajeye, K.I., Awosolu, O., & Alalade, O.E. (2019). Public and Environmental Healts effects of plastic wastes disposal: A review. Journal of Toxicology and Risk Assessment 5(1) p. 1-13. https://doi.org/10.2393/2572-4061.1510021.

» https://doi.org/10.2393/2572-4061.1510021

Araújo, J.L., Morais, C., & Paiva, J.C. (2023). A ciência cidadã na promoção da conscientização químico-ambiental dos alunos, no contexto da poluição marinha por (micro)plásticos. Revista Electrónica Educare 27(1), p. 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.27-15845.

» https://doi.org/10.15359/ree.27-15845

Barcelos, V. (2003). “Mentiras” que parecem “verdades”: Re(pensando) a educação ambiental no cotidiano escolar. In. Zakrzevski, S. B. (Org). A educação ambiental da Escola: Abordagens Conceituais(p. 81-89). Erichim: Edifapes.

Castro, M.H.G. (2021). Prefácio. In Ramos, M.N. Sem educação não haverá futuro: Uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início do século 21 São Paulo: Moderna.

Charlton-Howard, H., Bond, A.L., Rivers-Auty., J., & Lavers, J.L. (2023). ‘Plasticosis’: Characterising macro- and microplastics-associated fibrosis in seabird tissues. Journal of Hazardous Materials 450, p. 1-12. http://dx.doi.org/10.1016/jhazmat.2023.131090.

» https://doi.org/10.1016/jhazmat.2023.131090

Cherr, G.G., Oliveira, T.A.L., Scapin, A.L., & Silveira, M.P. (2018). Estudo dos polímeros em uma perspectiva CTSA: Desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”. Revista Valore, Volta Redonda. 3, Edição Especial, p. 14-25. https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25.

» https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25

Corrêa, T.H.B., & Barbosa, N.A. (2018). Educação Ambiental e consciência planetária: Uma necessidade formativa. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 35(2), p. 126-136, mai./ago.

Diana, Z. et al (2022). A transdisciplinary approach to reducing global plastic pollution. Frontiers in Marine Science 9, p. 01-08. https://doi.org/10.3389/fmars.2022.1032381.

» https://doi.org/10.3389/fmars.2022.1032381

Ericsen, M. (2023). A growing plastic smog, now estimated to be over 170 trillion plastic particles afloat in the world´s ocean - Urgent solutions requerid. Plos One 18(3), p. 1-12, March. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0281596.

» https://doi.org/10.1371/journal.pone.0281596

Ferreira, P.A., & Pereira, A.S. (2018). O ensino de polímeros por meio da estratégia dos três momentos pedagógicos. Chemical Education in Point of View 2(2), p. 87-97. https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1067 .

» https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1067

França, D., Chiaregato, C.G., Ulrich, G.D., Veloso, H.B., Messa, L.L., Angelo, L.M., Pereira, T.S., & Faez, R. (2022). As faces dos plásticos: uma proposta de aula sobre sustentabilidade. Química Nova na Escola 43(3), p. 277-286, ago. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160320.

» https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160320

GAIA. (2018). Recycling is not enoygh: It´s time to rethink how to solve the plastic waste crisis. Zero Waste Europe 22, p. 1-7, jan. Disponível em: Disponível em: http://www.no-burn.org/wp-content/uploads/Recycling-is-Not-Enough-UPDATE.pdf Acessado em: 06/03/2023.

» http://www.no-burn.org/wp-content/uploads/Recycling-is-Not-Enough-UPDATE.pdf

Lau, W.W.Y. et al, (2020). Evaluating scenarios toward zero plastic pollution. Science 369, p. 1455-1461. https://doi.org/10.1126/science.aba9475.

» https://doi.org/10.1126/science.aba9475

López-Fernández, M.D.M., Gónzalez-Garcia, F., & Franco-Mariscal, A.J. (2021). Should We ban single-use plastics? A role-playing game to argue and make decisions in a grade-8 school chemistry class. Journal Chemical Education 98(12), p. 3947-3956. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00580.

» https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00580

López-Fernández, M.D.M., Gónzalez-Garcia, F., & Franco-Mariscal, A.J.(2022). How can socio-scientific issues help develop critical thinking in chemistry education? A reflection on the problem of plastics. Journal Chemical Education 99(10), p. 3435-3442. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00223.

» https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00223

Miranda, J.L., Gomes, F., Almeida, C.D., & Gerpe, R. (2018). O Antropoceno, a Educação Ambiental e o Ensino de Química. Revista Virtual de Química 10(6), p. 1990-2004. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.201880126.

» https://doi.org/10.21577/1984-6835.201880126

Mól, G.S. (2017). Pesquisa Qualitativa no Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo 5(9), p. 495-513. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55.

» https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: A compreensão possibilidade pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, 9(2), p. 191-211. Disponível em:http://scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf⟨=pt

» http://scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf⟨=pt

Moraes, R., & Galiazzi, M.C. (2011). Análise Textual Discursiva 2 ed rev.Ijuí: ed. Unijuí.

Morais, C., Ferreira, A.J., & Araújo, J.L. (2021). Qualitative polymer analysis lab through inquiry-based. Educación Química, 32(1), 85-99. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770.

» https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2021.1.75770

Morin, E. (2007). Educação e Complexidade: Os sete saberes e outros ensaios 4ª ed. Sâo Paulo: Cortez.

Morin, E. (2011). Introdução ao Pensamento Complexo 4ª ed. Porto Alegre: Sulinas.

Morin, E. (2015). Ensinar a viver: Manifesto para mudar a educação Porto Alegre: Sulinas.

Organização das Nações Unidas, (ONU). (2019). Desafio mares Limpos Disponível em: Disponível em: https://www.menos1lixo.com.br/mares-limpos Acessado em: 18 de março de 2019.

» https://www.menos1lixo.com.br/mares-limpos

Pitanga, A.F. (2020). Formação de Professores: Pensamentos múltiplos e Paralelos - Buscando Superar as Visões Epistemológicas Modernas Aracaju: EDIFS.

Pitanga, A.F. (2021). A necessária ruptura com as práticas tradicionais de ensino: Fundamentos teóricos a partir da Pedagogia 5Cs Curitiba: CRV.

Pitanga, A.F. (2022). Disruptores Endócrinos Uma Jornada temática referenciada na Pedagogia 5Cs: Criticidade, Conhecimento Científico, Criatividade, Colaboração e Cidadania. Experiências em Ensino de Ciências 14(1), p. 243-261. Disponível em:https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/issue/view/56

» https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/issue/view/56

Rocha, L.B., Santos, B.L.S.R., & Pitanga, A.F. (2019). A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia Ponta Grossa. 12(1), p. 293-310, jan./abr. http://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7511.

» https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7511

Schiffer, J.M., Lymam, J., Byrd, D., Silverstein, H., & Halls, W.D (2020). Microplastics outreach program: A systems-thinking approach to teach high school students about the chemistry and impacts of plastics. Journal Chemical Education 97(1), p. 137-142. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b.00249.

» https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b.00249

Sordi, J.O. (2012). Os sentidos do verde nas páginas de Zero Hora 131f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Souza, A.B., Santos, A.C., Santana, J.A., & Cruz, M.C.P. (2022). Plástico no mar: Polímeros à deriva! Química Nova na Escola 43(3), p. 320-329, ago. http://dx.doi.or/10.21577/01004-8899.20160284.

» https://doi.org/10.21577/01004-8899.20160284

Suart, R.C. et al (2013). Utilização de redações como metodologia avaliativa de estudantes brasileiros do Ensino Médio de Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências número extra, p. 3467-3471, set. Disponível em:https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308484

» https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/308484

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R.M. (2021). Promover o pensamento crítico e criativo no ensino das ciências: Propostas didáticas e seus contributos em alunos portugueses. Investigações em Ensino de Ciências 26(1), p. 70-84. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70.

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70

Vermeer, D. (2023). Por que a reciclagem não resolve o desafio do uso excessivo de plástico. [Entrevista concedida a] Marina Filippe. Exame, São Paulo, p. s/n. Disponível em: Disponível em: https://exame.com/esg/dan-vermeer-por-que-a-reciclagem-nao-resolve-o-desafio-do-uso-excessivo-de-plastico/ Acessado em: 18 de março 2023.

» https://exame.com/esg/dan-vermeer-por-que-a-reciclagem-nao-resolve-o-desafio-do-uso-excessivo-de-plastico/

Vilela, R.B.. Ribeiro, A., & Batista, N.A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de Análise de Conteúdo: Uma aplicação aos desafios do Mestrado Profisisional do Ensino na Saúde. Millenium 2(11), p. 29-26. httos://doi.org/10.29352/milli0211.03.00230.

» https://doi.org/10.29352/milli0211.03.00230

Waard, E.F., Prins, G., & Joolinger, W.R.V. (2020). Pre-university students’ perceptions about the cycle life of bioplastics and fossil-based plastics. Chemistry Education Research and Practice 21, p. 908-921. https://doi.org/10.1039/C9RP00293F.

» https://doi.org/10.1039/C9RP00293F

Wenzel, J.S., & Maldaner, O.A. (2014). A significação conceitual pela escrita e reescrita orientada em aulas de química. Química Nova 37(5), p. 908-914. http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.201040146.

» https://doi.org/10.5935/0100-4042.201040146

Wenzel, J.S., & Maldaner, O.A. (2016). A prática da escrita e da reescrita orientada no processo de significação conceitual em aulas de química. Revista Ensaio, Belo Horizonte. 18(2), p. 129-146, mai-ago. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180206.

» https://doi.org/10.1590/1983-21172016180206

Downloads

Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS