Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Publicado:
2024-04-01
ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE
The presence and treatment of human evolution in the PCN and BCNN of elementary education: a comparative analysis
A presença e o tratamento da evolução humana nos PCN e na BNCC do ensino fundamental: uma análise comparativa
William Rossani dos Santos
PDF
ACADEMIC SELF-REGULATION AS A CRUCIAL DETERMINANT OF PERSISTENCE INTENTION: AN EMPIRICAL INVESTIGATION WITH UNDERGRADUATE PHYSICS STUDENTS
AUTORREGULAÇÃO ACADÊMICA COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE DA INTENÇÃO DE PERSISTIR: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Bianca Vasconcelos do Evangelho Franco, Leonardo Albuquerque Heidemann, Tobias Espinosa
PDF
OCEAN CONSERVATION AND SCIENCE MUSEUMS: A CASE STUDY ON FAMILY EXPERIENCES DURING A VISIT TO THE MUSEUM OF LIFE
CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA
Luisa Massarani, Bruna Ibañes, Graziele Aparecida de Moraes Scalfi, Gabriela Reznik, Rafael Velloso
PDF
HUMANIZING SCIENTIFIC EDUCATION PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY PEOPLE: THEORETICAL ARTICULATION AND PRINCIPLES
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA HUMANIZADORA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRINCÍPIOS
David Gadelha da Costa, Sra. Edenia Maria Ribeiro do Amaral
PDF
Scientific and Technological Literacy as Social Transformation: a reflection for its promotion in science teaching using Social Technology
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO PARA A SUA PROMOÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL
Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Iury Henrique Fernandes, Danilo Lopes Santos
PDF
SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE ON THE TEACHING HUMAN EVOLUTION AND THE EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONS BASED ON BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Thiago Leandro da Silva Dias, Juan Manuel Sanchéz Arteaga
PDF
POPULAR SONGS IN TEACHING GENETICS AND EVOLUTION: BREAKING STEREOTYPES AND SCIENTIFIC RACISM
MÚSICAS POPULARES NO ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO: RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS E RACISMO CIENTÍFICO
Joana Lúcia Alexandre de Freitas
PDF
PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES
ARTICLE-OPINION: WHAT CITIZENSHIP ARE WE TALKING ABOUT? A LITERATURE REVIEW OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION WITH A PERSPECTIVE ON TRAINING FOR CITIZENSHIP
ARTIGO-PARECER: DE QUE CIDADANIA ESTAMOS FALANDO? UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA
Michel Pisa Carnio
PDF
ARTICLE-OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES
ARTIGO PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS
Marcilia Elis Barcellos
PDF
ARTICLE-OPINION: FOUCAULDIANS SPECULATIONS ON A NEOSCIENCE UBUESQUE
ARTIGO-PARECER: ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS PARA UMA NEOCIÊNCIA UBESCA
Andreia Guerra
PDF
OPINION ARTICLE: INTRODUCTORY METHODOLOGICAL NOTES TO THINK ABOUT RESEARCH IN SCIENCE TEACHING BASED ON HISTORICAL-DIALECTICAL MATERIALISM: WHAT ARE WE LOOKING FOR WHEN WE CARRY OUT A BIBLIOGRAPHICAL REVIEW?
INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA?
Hélio da Silva Messeder Neto
PDF
ARTICLE-OPINION: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW ON ONTOLOGICAL AND EPISTEMOLOGICAL ASPECTS OF SCIENCE
ARTIGO-PARECER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA
Marcos Moraes Calazans
PDF
ARTICLE-OPINION: SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE
ARTIGO-PARECER: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Marinês Domingues Cordeiro
PDF
PDF (English)
EDITORIAL / EDITORIAL
OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES
DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Nathália Helena Azevedo; Paula Cristina Cardoso Mendonça
PDF
PDF (Español (España))
PDF (English)
CELEBRATING 25 YEARS OF THE JOURNAL ENSAIO: REVISITING OUR PAST AND NEW HORIZONS
CELEBRANDO 25 ANOS DA REVISTA ENSAIO: UM RESGATE DE NOSSA TRAJETÓRIA E NOVOS HORIZONTES
Paula Cristina Cardoso Mendonça; Luiz Gustavo Franco
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
THE ROLE OF SCIENTIFIC JOURNALS IN RESEARCH ETHICS
O PAPEL DAS REVISTAS CIENTÍFICAS NA ÉTICA EM PESQUISA
Luciana Massi, Rosana Louro Ferreira da Silva
PDF (English)
PDF
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS
FOUCAULDIANS SPECULATIONS ON A NEOSCIENCE UBUESQUE
ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE UMA NEOCIÊNCIA UBUESCA
Isabel Cristina Dalmoro, Suelen Assunção Santos
PDF
LOCAL BIODIVERSITIES AS INTERCULTURAL ELEMENTS: ANALYSIS OF DISCURSIVE MOVEMENTS IN INITIAL TEACHING TRAINING IN SCIENCES
BIODIVERSIDADES LOCAIS COMO ELEMENTOS INTERCULTURAIS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS
LAIS DE SOUZA REDUA, Danilo Seihti Kato
PDF
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE
BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Stephanie Silva Weigel Gomes, Wilmo Ernesto Francisco Junior
PDF
INCLUSIVE EDUCATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES: social representations of Biological Sciences preservice
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas
Naiara Silva Menezes, Maxwell Siqueira
PDF
THE DIDACTIC-PEDAGOGICAL TRAINING OF PHYSICS STUDENTS UNDERGRADUATES IN A DUAL MODALITY CONTEXT: SOME DISAGREEMENTS
A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA EM UM CONTEXTO DE DUPLA MODALIDADE: ALGUNS DESENCONTROS
Augusto Cesar Araujo Lima, Fernanda Cátia Bozelli
PDF
Science Education for Social Justice: discussing invisible actors in the process of building science
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
Aline Mazzarella, Hermann Schiffer, Andreia Guerra
PDF
CONCEPTION OF INCLUSION IN RESEARCH IN SCIENCE TEACHING WITH STUDENTS ON THE AUTISTIC SPECTRUM
CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA
Joanna Paoli, Patrícia Fernandes Lootens Machado
PDF
STUDENT PERCEPTIONS ABOUT EDUCATION FOR SUSTAINABILITY IN DEGREE COURSES IN BIOLOGY IN THE AMAZON REGION OF PARÁ
PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Natanael Charles da Silva
PDF
EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS
EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS
Ângelo Francklin Pitanga
PDF
Analysis of research activities produced by Biological Sciences undergraduates: implications for teacher training
Análise de atividades de investigação produzidas por licenciandos em Ciências Biológicas: implicações para formação docente
Jonas Souza Sodré, Andréia de Freitas Zompero; Isilda Teixeira Rodrigues
PDF
ARGUMENTATION AND ITS USE IN THE CLASSROOM: CONCEPTIONS OF HIGHER EDUCATION CHEMISTRY TEACHERS
Argumentação e seu uso em sala de aula: Concepções de professores de Química do Ensino Superior
Belém Júrcia Violeta Macie, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
PDF
The role of the problem in the socioscientific issues and in the discursive dynamics of the classroom
O papel do problema nas questões sociocientíficas e na dinâmica discursiva da sala de aula
Marcelo Giordan, Gabriel Saraiva Gomes
PDF
The Curriculum Guidelines for Environmental Education in Curitiba from a ecophenomenological perspective
AS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CURITIBA EM UMA PERSPECTIVA ECOFENOMENOLÓGICA
Rosimeri Becher, Valéria Ghisloti Iared
PDF
Memory and Meaning-Making about Chemical Substance: an Analysis from Remembering Theory
Memória e Construção de Significados Sobre Substância Química: Uma Análise a Partir da Teoria da Rememoração
João Roberto Ratis Tenório da Silva
PDF
A STUDY ON THE IMPACT OF EMERGENCY REMOTE EDUCATION ON THE ENGAGEMENT AND LEARNING OUTCOMES OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS
UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Bárbara Mulè Gonçalves, Joana Guilares de Aguiar
PDF
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)