LOCAL BIODIVERSITIES AS INTERCULTURAL ELEMENTS: ANALYSIS OF DISCURSIVE MOVEMENTS IN INITIAL TEACHING TRAINING IN SCIENCES

BIODIVERSIDADES LOCAIS COMO ELEMENTOS INTERCULTURAIS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS DISCURSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS

Autores

  • LAIS DE SOUZA REDUA Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Danilo Seihti Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240187

Palavras-chave:

Interculturalidade crítica, Performances, Discurso híbrido

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar os posicionamentos discursivos de uma licencianda durante o desenvolvimento de uma oficina pedagógica intercultural (OPI) quando situações-problemas envolvendo as biodiversidades são enfatizadas. Orientados pela abordagem teórico metodológica da análise do discurso bakthiniana, os dados são provenientes da OPI realizada no curso de Licenciatura em Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza). Como resultados principais observamos que as interações discursivas no primeiro momento da OPI desencadeou posicionamentos discursivos que respondem a uma cultura performática do que é ser professor(a) de ciências. No decorrer das discussões na atividade, alguns deslocamentos dessa performance provocou movimentos dialógicos que transitavam entre discursos, produzindo hibridações entre a Ciência Moderna e de outras Ciências, via conhecimentos populares. Esse fenômeno transcende a compartimentalização curricular, construindo uma perspectiva intercultural crítica que busca não esvaziar as contradições socioculturais que atravessam as relações dos sujeitos(as) e das biodiversidades locais.

Biografia do Autor

  • LAIS DE SOUZA REDUA, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2016). Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2019) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC/UFTM); Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG); A temática ambiental e o processo educativo (ÁGORA/UNESP Rio Claro). Desenvolve atividades junto ao corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC e integra a gestão 2021-2023 da Regional 4 da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia/SBENBIO. Atua como professora no magistério superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Divinópolis). Tem interesse na linha de pesquisa de práticas e discursos no ensino de ciências/biologia, formação de professores, educação ambiental e diálogos interculturais.

  • Danilo Seihti Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Campus Rio Claro/SP) na linha de pesquisa em Educação Ambiental; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, na linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC) grupo cadastrado no diretório CNPq (1077027025252244) e participa dos grupos Diversa (UFAM), Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) da UEFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

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Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS